Termina daqui a três dias o prazo para solicitação da isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2024. O benefício garante a participação na prova entre pessoas de baixa renda, mas ainda é rodeado de dúvidas.
Neste ano, o pedido da isenção pode ser realizado até a próxima sexta-feira (26/04) em todo o país.
O pedido pode ser realizado na Página do Participante. Conforme a Lei de Cotas do Sisu, a isenção pode ser solicitada por estudantes de escolas públicas e famílias inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.
Para os estudantes que pensam em cursar o nível superior em instituições públicas ou particulares, o Enem é a oportunidade de ingressar na Universidade.
LEIA TAMBÉM: Reabertas inscrições para PSC 2024 da UFAM
Um detalhe importante é que mesmo que o participante tenha o pedido de isenção aceito, o estudante deverá se inscrever no Enem 2024 assim que as inscrições estiverem abertas. A inscrição não é automática para aqueles que obtiverem o direito à isenção.
Como funciona a Lei de Cotas para o Enem 2024?
A Lei de Cotas foi criada em 2012, com determinação de que no mínimo metade das vagas (50%) de cada curso ofertado por instituições federais de ensino superior deve ser destinada a candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública.
Além disso, existem cotas específicas para estudantes pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Incluindo, pessoas com renda familiar per capita de até um salário-mínimo ou com renda maior, atendendo os requisitos da lei.