A editora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) lança 13 livros e cartilhas sobre biodiversidade, conservação da floresta, tecnologias sociais e alimentação. As obras serão apresentadas na próxima terça-feira (23), às 14h30, durante o “Café com Autores”, uma tarde de autógrafos e conversa com os autores das publicações.
O Café com Autores será realizado no Centro de Convivência, campus 1 do Inpa (local do antigo restaurante) e terá transmissão no canal do YouTube/INPAdaAmazonia. Durante o evento, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, bolsistas e egressos do Inpa conversarão com o público sobre as obras, seus temas e processos de criação.
Mario Cohn-Haft, editor-chefe da seção de livros da Editora Inpa, explica que o Café com Autores é uma celebração tanto da produção de publicações pela Editora quanto da produção científica do Inpa. “Não paramos durante esse tempo de produzir livros, mas não tivemos aquele momento de parar e comemorar com os autores e com o público. Essas 13 obras foram produzidas no último ano e vão ser comemoradas.”
As publicações estão disponíveis nos formatos digital e impresso. São livros e cartilhas resultantes de estudos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa e projetos do Inpa e seus parceiros, discutindo sobre diversos aspectos da Amazônia. Os exemplares estão disponíveis em formato digital no repositório do Instituto e pelo site da editora, e em formato impresso na livraria da editora ou pelo site.
LEIA TAMBÉM: Itacoatiara ganha Museu de Solos da Amazônia
Denise Gutierrez, coordenadora de Tecnologia Social, aponta que o lançamento desses livros é um esforço continuado de grupos de pesquisa que se mobilizaram para traduzir os seus achados num formato acessível a todos. Três das 13 obras apresentadas foram desenvolvidas no contexto do projeto Rede Amazônica de Tecnologia Social.
“Nós, da Tecnologia Social, valorizamos muito essas iniciativas que visam incluir pessoas do campo no conhecimento científico. Vamos lançar materiais que têm grande densidade científica e, ao mesmo tempo, estão traduzidos em uma linguagem compreensível e são materiais para serem utilizados pela dona de casa, pelas merendeiras, por pessoas que atuam no campo da segurança e soberania alimentar, questões tão importantes para a nossa região e para o nosso país”, enfatiza Gutierrez.
Os livros da Editora Inpa podem ser acessados gratuitamente pelo público. “É nossa política que toda obra que passa por aqui se torna disponível de graça, digitalmente através do repositório do Inpa. Esses livros se tornam instantaneamente disponíveis, mas quem quer um livro impresso vai poder comprar”, explica Cohn-Haft, que é pesquisador do Inpa e curador da Coleção de Aves.
Segundo o editor, serão realizadas novas edições do Café com Autores periodicamente, buscando “estimular o diálogo entre os autores, a comunidade científica, os leitores e o público”. Atualmente a Editora Inpa tem em seu catálogo mais de 180 publicações sobre a Amazônia com autoria de pesquisadores do Inpa e de outras instituições.