A Defensoria PĂșblica do Estado do Amazonas (DPE-AM), na unidade metropolitana de Iranduba, estĂĄ com inscriçÔes abertas para o processo seletivo em residĂȘncia jurĂdica. As inscriçÔes encerram no dia 5 de abril, ao aprovado serĂĄ ofertada uma bolsa-auxĂlio no valor de R$ 2.032.
O processo visa a formação de cadastro reserva e tem como pĂșblico-alvo graduados em Direito ou alunos matriculados no Ășltimo ano de faculdade de Direito (entre o 9Âș ou 10Âș perĂodo ou o equivalente ao final do curso).
InscriçÔes
As inscriçÔes estão abertas e seguem até o dia 5 de abril. Candidatos interessados devem realizar as inscriçÔes de forma eletrÎnica pelo e-mail [email protected], com envio da ficha de inscrição preenchida e assinada, assim como da documentação probatória solicitada no edital.
Aplicação das provas
A aplicação da prova ocorrerå no dia 26 de abril de 2024 em local e horårio a ser informado individualmente a cada candidato inscrito, pelo contato informado no ato da inscrição. O processo seletivo serå realizado em duas fases: avaliação escrita, de caråter eliminatório e classificatório, e entrevista, de caråter apenas classificatório.
Os candidatos serão submetidos à avaliação escrita, na qual o bacharel deverå obter nota igual ou superior a 7,0 (sete), para que seja considerado habilitado na fase de entrevista. O preenchimento das vagas obedecerå à ordem de classificação final e serå realizado ao longo do ano de 2024 e/ou até o final do ano de 2025.
A divulgação do resultado do processo seletivo serĂĄ feita atravĂ©s do site www.defensoria.am.def.br e no DiĂĄrio Oficial EletrĂŽnico, conforme cronograma do edital. Para outras informaçÔes, confira o edital disponĂvel no site https://defensoria.am.def.br/ ou no DiĂĄrio Oficial.
LEIA TAMBĂM: Mil vagas de estĂĄgio em processo seletivo da Prefeitura de Manaus
Saiba mais
O Programa de ResidĂȘncia JurĂdica da Defensoria (PRJ) foi instituĂdo pela Resolução n.Âș 006/2023 do Conselho Superior da Defensoria e regulamentado pelo Ato Normativo n.Âș 05/2023/GPDG, o PRJ visa proporcionar aos alunos graduados na ĂĄrea de Direito conhecimento teĂłrico e prĂĄtico no Ăąmbito da Defensoria.
Para o defensor pĂșblico Danilo Justino Garcia, coordenador da Unidade de Iranduba, a experiĂȘncia obtida na residĂȘncia jurĂdica Ă© um diferencial para os profissionais recĂ©m-formados.
âO programa de residĂȘncia jurĂdica contribui para a maturação e consolidação do conhecimento teĂłrico obtido durante a graduação, jĂĄ que permite colocĂĄ-lo em prĂĄtica no dia a dia. O residente jurĂdico, ao tempo em que ganha experiĂȘncia profissional durante seu perĂodo no programa, contribui no atendimento da população, auxiliando os Defensores PĂșblicos no encaminhamento das demandas trazidas pelos cidadĂŁos, quer ao Poder JudiciĂĄrio mediante ajuizamento de processo, quer ao Poder PĂșblico por meio de atuação extrajudicial, quando a resolução da situação apresentada nĂŁo for possĂvel de ser obtida diretamente dentro da Unidade da Defensoria PĂșblicaâ.