O Instituto da Cultura Científica (ICC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe inscrições, até o dia 3 de maio, para bolsa de Jornalismo Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
A bolsa está vinculada ao projeto “Destino e impactos de microplásticos e pesticidas em matrizes aquáticas e terrestres em contextos agrícolas”, coordenado por Cassiana Carolina Montagner, docente no Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com participação (como Pesquisador Principal) de Walter Ruggeri Waldman, docente no Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) do Campus Sorocaba da UFSCar.
A pessoa contemplada deverá participar da definição de pautas a serem desenvolvidas na forma de reportagens em texto (para canais internos, como o Portal da UFSCar, e externos, via envio de comunicações à Imprensa) e produções em áudio e vídeo, além da atuação em redes sociais das instituições parceiras no projeto, coberturas e acompanhamento de eventos e demais ações e iniciativas. Também auxiliará na alimentação de site próprio do projeto, com inserção de notícias e atualização de informações.
O valor é de R$ 9.047,40 mensais, com possibilidade de vigência por até 12 meses. Para participar, é preciso ser um profissional de nível superior, com título de Doutorado; ter dedicação exclusiva ao projeto e estar realizando – ou já ter concluído – curso de introdução ao Jornalismo Científico que atenda aos requisitos colocados pela Fapesp, como um mínimo de 90 horas e algumas temáticas listadas nas normas do programa Mídia Ciência (uma sugestão é o curso oferecido online pelo NeuroMat – Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática).
LEIA TAMBÉM: Estudante de Jornalismo da UFAM vence prêmio nacional Ricardo Boechat
Pessoas interessadas em atuar nesta bolsa devem enviar a documentação: 1) diploma de Doutorado; 2) comprovante de realização – ou matrícula – em Curso de Introdução ao Jornalismo Científico; 3) histórico escolar; 4) portfólio com, no mínimo, três produções de divulgação científica, preferencialmente utilizando diferentes linguagens; e 5) declaração de que não tem vínculo empregatício – para o e-mail [email protected], com o título “Bolsa Jornalismo Científico Fapesp”.