O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se pronunciou na última segunda-feira (11/03) sobre o “Vale Carne”, proposta que seria destinada aos beneficiários do programa Bolsa Família. Em entrevista, Lula desmentiu a existência do Vale Carne. A sugestão foi apresentada por produtores de carne ao ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário (MDA).
“Recebemos essa proposta de produtores rurais, pecuaristas do Mato Grosso do Sul. Eles achavam que esse tema da carne pudesse ganhar o status de um benefício para dar condição de acesso aos beneficiários do Bolsa Família e promover o acesso dos beneficiários do Bolsa Família à carne”, afirmou o ministro Paulo Teixeira ao jornal O Estado de São Paulo.
No pronunciamento oficial, Lula disse que a notícia de que o Bolsa Família incluiria um vale carne para os beneficiários comprarem proteína é uma “bobagem”. “Eu ri muito quando vi a notícia do vale carne, não acreditei”, disse o presidente em entrevista para emissora SBT.
O presidente ainda ressaltou que a proposta não foi estudada a sério. A proposta em questão, estudava fornecer um voucher para famílias que recebem Bolsa Família comprarem até dois quilos de carne bovina por mês. A proposta previa um impacto na economia de R$ 8,8 bilhões por ano.
A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) apresentou em setembro do ano passado, ao governo federal, o programa “Carne no Prato”. De acordo com a associação, 19,5 milhões de pessoas poderiam ser beneficiadas com R$ 35 mensais para a compra de 2 quilos de carne bovina ao mês. O programa também resolveria a queda do consumo de carne bovina, que atingiu no ano passado o menor nível desde 2004.