Em 2023, o tempo mĂ©dio de permanĂȘncia dos turistas para viver a experiĂȘncia de conhecer o Amazonas cresceu 40%, em comparação a 2022, segundo dados do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Os turistas optaram por permanecer no Amazonas durante sete dias, em 2023, enquanto em 2022 o tempo mĂ©dio era de cinco dias. Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, o crescimento Ă© positivo, pois o tempo mĂ©dio de permanĂȘncia dos turistas no Amazonas tambĂ©m significa mais contribuição para a economia no estado de forma direta e indireta.
âQuanto mais o turista permanece no Amazonas, mais ele irĂĄ realizar movimentação financeira. AlĂ©m de comprar passagens e reservar hotel, ele irĂĄ em restaurantes, conhecer a culinĂĄria local, comprar artesanatos, encontrar pacotes para fazer um turismo seguro em agĂȘncias, entre outros serviçosâ, destacou o representante do ĂłrgĂŁo.
Turistas de SĂŁo Paulo e Estados Unidos sĂŁo os principais emissores nacionais e estrangeiros do Amazonas e o gasto mĂ©dio total Ă© de R$ 2.520 e R$ 2.493, respectivamente. Segundo a pesquisa, a maior parte dos turistas tem idade mĂ©dia entre 41 e 77 anos. Sendo a maioria do pĂșblico mulher (50,37%) e com estado civil casado (46,64%).
A motivação da viagem realizada ao Amazonas também é apontada na pesquisa. Entre os motivos da viagem, trabalho/negócios representa cerca de 42,33%. Lazer, visitar amigos e familiares também estão entre os principais motivos para visitar o Amazonas.
O levantamento realizado anualmente pela Amazonastur, por meio do Departamento de EstatĂstica (Destat) Ă© captado por Caracterização dos Turistas, Avaliação dos Turistas do Amazonas, Pesquisa de Avaliação da População e Pesquisa de Turismo Emissivo, com o objetivo de nortear polĂticas pĂșblicas para alavancar o turismo no Amazonas.