Com patrocĂnio do Grupo Atem, o Centro Cultural PalĂĄcio da Justiça recebeu, na noite de quarta-feira (13), o 3Âș Encontro Nacional de Procuradorias do Meio Ambiente (ENPMA). O evento seguirĂĄ atĂ© sĂĄbado (16), com palestras de especialistas na ĂĄrea ambiental e debates sobre a relação entre a advocacia pĂșblica e a concretização dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentĂĄvel estabelecidos pela ONU.
âO Grupo Atem nasceu no Amazonas e tem um vĂnculo muito forte com a terra, as pessoas e a floresta. Por isso, o compromisso ambiental Ă© uma de nossas agendas prioritĂĄriasâ, afirmou o CEO do grupo, Fernando Aguiar.
AlĂ©m do patrocĂnio ao 3Âș ENPMA, o Grupo Atem possui diversos projetos voltados para a preservação ambiental e o desenvolvimento social, como o âOrla Limpaâ e o investimento de mais de R$47 milhĂ”es em crĂ©dito de carbono, para neutralização de todo o combustĂvel distribuĂdo. A empresa tambĂ©m tem parcerias na ĂĄrea cientĂfica para monitoramento da qualidade da ĂĄgua dos rios, alĂ©m de iniciativas educacionais.
Programação do evento sobre sustentabilidade
A abertura do evento foi marcada pela palestra do presidente do Instituto de InteligĂȘncia Socioambiental EstratĂ©gica da AmazĂŽnia, Alexandre Almir Ferreira Rivas, com o debate sobre os objetivos do desenvolvimento sustentĂĄvel e o papel das Procuradorias do Meio Ambiente e da gestĂŁo pĂșblica na concretização da Agenda 2030.
LEIA TAMBĂM: COP28: ApĂłs cobrança Ă Amazon, Wilson quer R$1 bi para meio ambiente
Na quinta-feira (14/03), as atividades começam Ă s 8h30, com a realização do painel âSustentabilidade e a Agenda 2030 da ONUâ, que serĂĄ conduzido pelo chefe da Procuradoria do Meio Ambiente da PGE-AM, procurador Luis Eduardo Dantas; pelo procurador do Estado do Amazonas JosĂ© Gebran Batoki Chad; pelo procurador do Estado de Minas Gerais Lyssandro Norton Siqueira; e pela advogada Rhavena Madeira.
Ainda pela manhĂŁ, o painel 2, com o tema âDireitos Humanos, Proteção ao Meio Ambiente e Igualdadeâ, terĂĄ a participação da desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) VĂąnia Maria do PerpĂ©tuo Socorro Marques Marinho; da procuradora do Estado do Amazonas Aline Teixeira Leal Nunes; e das procuradoras do Estado da Bahia Cristiane GuimarĂŁes e Maristela Barbosa Santos.
No sĂĄbado (16/03), o grupo visita a Reserva de Desenvolvimento SustentĂĄvel (RDS) do Rio Negro, situada entre os municĂpios de Manacapuru, Iranduba e Novo AirĂŁo.
O evento Ă© uma realização da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anap) e a Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas (Apeam). AlĂ©m do Governo do Amazonas e do Grupo Atem, o 3Âș ENPMA conta com o apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM); da AgĂȘncia Amazonense de Desenvolvimento EconĂŽmico, Social e Ambiental (Aadesam); da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.