Os artistas André Cavalcante, Juan Lopes, Zion Simas e Rafael Rodrigues atuaram na produção dos episódios do web programa “Música do Norte”, que será lançado no próximo mês. A atividade é resultado das ações do projeto Perifacine, que ofereceu oficinas gratuitas de direção de produção audiovisual para artistas que buscam utilizar o audiovisual como ferramenta de trabalho.
Além de participarem das gravações do web programa, os selecionados receberam uma bolsa de R$300.
A primeira edição do projeto Perifacine é uma iniciativa da Pedra de Fogo (@pedradefogo), produtora de projetos independentes voltados aos segmentos artísticos e de formação. Desde 2019, já produziu atividades como “Bemdito sião: cultura e empoderamento na escola” e a série “Recabanos”, indicada ao Prêmio Mapyngua Nerd nas categorias melhor roteiro e colorista em sua HQ de estreia.
Segundo a produtora executiva e instrutora, ISIS de Manaus, o projeto PerifaCine tem como principal objetivo democratizar o acesso do audiovisual nas periferias de Manaus.
LEIA TAMBÉM: Filme amazonense é finalista no Festival Internacional de Cinema Infantil 2024
“Ao longo de uma semana realizamos a oficina “Direção de produção audiovisual” e ao fim do processo, junto com os bolsistas, gravamos a parte de estúdio dos três programas do Música do Norte, que será lançado no mês que vem. Então durante a aula prática, a equipe montou o set, organizou o cenário, e realizou a revisão de roteiro, enfim, participaram de todo o processo de gravação nessa parte do estúdio”, contou Isis.
O artista Zion Simas participou das ações do projeto Perifacine e destaca a importância de iniciativas que fomentem a arte no Amazonas. “Foi muito bom aprender sobre audiovisual, ver isso na prática. Claro que gravar um web programa é muito novo, nunca participei disso e apesar de ter vindo de uma era de web programas. Assim, me sinto muito feliz e honrado em fazer por ele ter feito parte do Perifacine”, finalizou Simas.
O projeto Perifacine foi contemplado pelo edital Programa Manaus Faz Cultura 2023, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município.