Escritores e ensaístas já podem se inscrever para concorrer à 13ª edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2024 lançada pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura). O valor total da premiação é de R$ 80 mil, dividido em prêmios de R$ 8 mil, para cada um dos dez gêneros literários estabelecidos no edital.
Para o vice-presidente do Concultura, Carlos Guedelha, o lançamento deste edital é a materialização de uma oportunidade rara para os escritores dos mais variados gêneros literários receberem uma boa premiação pela sua produção e, ao mesmo tempo, terem as suas obras publicadas. “Trata-se de uma ação que visa ampliar o segmento literário na cidade e incentivar os novos escritores a continuarem exercitando a escrita criativa”, comentou.
LEIA TAMBÉM: Inscrições abertas para o Programa Petrobras Cultural
Os gêneros literários que podem concorrer são: romance ou novela (prêmio Álvaro Maia), contos (prêmio Arthur Engrácio), crônicas (prêmio Péricles Moraes), poesia (prêmio Violeta Branca), ensaios (prêmio Samuel Benchimol), memória ou jornalismo literário (prêmio Áureo Nonato), infantojuvenil (prêmio Alfredo Fernandes), teatro (prêmio Álvaro Braga), ensaio sobre tradições populares (prêmio Mário Ypiranga Monteiro) e temática amazônica (prêmio Djalma Batista). As obras vencedoras serão publicadas em formato digital e/ou impresso.
O período de inscrição para os prêmios literários Cidade de Manaus segue até o dia 20 de abril, exclusivamente por meio do portal do Concultura, no endereço eletrônico: https://concultura.manaus.am.gov.br/premio-literario