Duas pessoas foram presas com aproximadament R$9,5 milhões em drogas durante operação policial em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), nesta quarta-feira (07/02). A ação da Polícia Civil do Estado ocorreu no rio Solimões e resultou na apreensão de cerca de uma tonelada de drogas.
A investigação é do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e a operação foi realizada com apoio da Delegacia Fluvial (Deflu). As investigações policiais chegaram a um grupo transportava drogas do município de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus), até Manaus, para serem escoadas para outros estados brasileiros.
Conforme o delegado Mário Paulo, diretor do DRCO, as investigações em torno do caso iniciaram há mais de três meses, com foco em capturar esse grupo criminoso que utilizava um empurrador – embarcação utilizada para transporte de cargas – para realizar os transporte dos entorpecentes da região de Japurá até Manacapuru.
LEIA TAMBÉM: Polícia prende suspeito de chefiar tráfico de drogas em Iranduba
“Durante essa semana, nós conseguimos identificar a embarcação que estava descendo a calha do rio Solimões, ocasião em que fomos ao local e interceptamos o grupo nas proximidades do município de Coari. Durante revista no empurrador, encontramos um fundo falso em que estava armazenado o material entorpecente”, detalhou o delegado.
O delegado Mário Paulo explicou que em 2021 o mesmo grupo criminoso preso com drogas em Coari foi investigado pelo DRCO, pelos mesmos crimes e utilizando o mesmo modus operandi para traficar drogas e distribuir a outros estados do país. Por isso, a operação foi batizada de Déjà vu, que é a reação psicológica da transmissão de ideias de que já se esteve naquele lugar antes, já se viu aquelas pessoas, ou outro elemento externo.
A dupla que estava no empurrador foi autuada por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Ambos passarão por audiência de custódia, e ficarão à disposição da Justiça.