A LATAM Cargo anunciou, nesta quinta-feira (29/02), que passará a operar a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, a partir do mês de abril. A nova rota será operada uma vez por semana a bordo de aeronaves cargueiras Boeing 767-300F, com capacidade para mais de 50 toneladas.
Como resultado, a empresa duplicará a sua capacidade para a capital paraense, uma vez que hoje transporta cargas de/para a localidade exclusivamente nos compartimentos das aeronaves de passageiros. Além disso, a LATAM Cargo anuncia a ampliação de seis para nove frequências cargueiras semanais com destino a Manaus a partir de março, sendo sete frequências a partir de Guarulhos e duas a partir de Viracopos, representando um crescimento de 30% da capacidade (em quilos) em relação ao ano anterior.
A ampliação da conectividade da LATAM Cargo em Belém traz agilidade e torna mais dinâmico o transporte de fármacos, autopeças, alimentos perecíveis e produtos de e-commerce entre São Paulo e a capital paraense. Além disso, permite o transporte de cargas como cosméticos, alimentos perecíveis e pescados entre Belém e Manaus.
Investimentos da Latam Cargo em Manaus
Em Manaus, a LATAM Cargo responde atualmente por 39% do mercado de cargas aéreas da capital amazonense em voos domésticos e internacionais, segundo a ANAC. Em 2023, foram mais de 40 mil toneladas de cargas movimentadas pela LATAM no Amazonas, tanto em voos domésticos quanto internacionais.
As cargas enviadas para Manaus são compostas por commodities que alimentam a indústria da Zona Franca (peças, maquinários, lingotes de aço prata, etc); alimentos perecíveis congelados e frescos (alface, morango, brócolis e peixes); têxteis (tecidos, calçados e vestuário), dentre outros.
Já as cargas que partem de Manaus são compostas por produtos produzidos com os próprios insumos que, muitas vezes, a própria LATAM Cargo transportou para Manaus, como eletrônicos (celulares, relógios, etc); baterias; medicamentos e peças prontas para maquinários.