Foi aprovada uma nova versão para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o chamado Fies Social. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os estudantes contemplados com o programa terão a chance de financiar o contrato com a instituição de ensino superior em até 100%. A nova versão entrará em vigor durante o 2º semestre de 2024.
Diferentemente do fundo tradicional, essa nova versão tem o objetivo de atender às necessidades dos estudantes de baixa renda, criando melhores condições de acesso e permanência no ensino superior. Conforme o MEC, a nova versão poderá beneficiar mais de 100 mil estudantes.
LEIA TAMBÉM: Prouni 2024: Entrega de documentos em faculdades segue até dia 20
Na prática, o Fies Social permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais para estudantes com renda familiar per capita de meio salário-mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Outra novidade é a previsão de reserva de vagas para estudantes de baixa renda e, também, para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PCD).
O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.