No cenário de desafios enfrentados pelos servidores públicos, o “Janeiro Branco” surge como um lembrete de importância dos cuidados com a saúde mental. Instituída em 2014 por psicólogos de Minas Gerais, a campanha busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de equilíbrio emocional ao longo de todo o ano. O mês de janeiro é estrategicamente escolhido por ser o período em que muitos fazem reflexões sobre metas e realizações, tornando-se uma oportunidade propícia para iniciar uma jornada de cuidados consigo mesmo.
Segundo a psicóloga clínica Adriana Areque, no Janeiro Branco, a cor símbolo da campanha representa uma folha em branco, metaforicamente a oportunidade de escrever uma nova história pessoal e profissional. Contudo, os desafios enfrentados no ambiente de trabalho podem comprometer seriamente o equilíbrio emocional dos servidores.
O excesso de trabalho e o assédio moral são identificados como uns dos principais vilões, desencadeando desequilíbrios emocionais à medida que outras áreas da vida são negligenciadas. A pressão por cumprir metas, manter produtividade, assumir responsabilidades múltiplas e a competição exacerbada podem levar os colaboradores a ultrapassar seus limites, resultando em sintomas que, se não gerenciados, evoluem para transtornos mentais mais sérios. Para isso a psicóloga lista algumas dicas para lidar com essa pressão.
LEIA TAMBÉM: Positividade tóxica x otimismo: entenda o que faz diferença na saúde mental
Dicas para Lidar com a Pressão no Ambiente de Trabalho:
1. Organizar as prioridades.
2. Organizar o espaço de trabalho.
3. Identificar a origem do problema.
4. Separar o profissional do pessoal.
5. Descentralizar as atividades.
6. Fazer pausas curtas durante o dia.
7. Definir limites diários de trabalho e negociar com gestores e equipe.
8. Exercitar a autoavaliação para entender os próprios limites.
9. Desenvolver a inteligência emocional através de psicoterapia e treinamentos comportamentais.
10. Utilizar técnicas para ampliar a produtividade.
11. Praticar exercícios, garantir uma boa noite de sono e alimentação saudável.
12. Ser transparente e sincero sobre os sentimentos, promovendo uma comunicação aberta.
13. Dar atenção a todas as outras áreas da vida, socializando com amigos e família.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas (SINDSEMP-AM), Marlon Bernardo, a promoção da saúde mental deve ser uma política permanente, refletida nas diversas iniciativas do sindicato, que vão desde convênios de saúde e bem-estar até eventos de integração e campanhas informativas e de sensibilização. Em meio às responsabilidades diárias, a saúde emocional dos servidores assume papel central, sendo essencial para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
A psicóloga clínica Adriana Areque, atende na Clínica de Psicologia do Amazonas que é conveniada do Sindsemp-Am e fica localizada no Condomínio Boulevard Mundi – Av. Efigênio Salles, 2240 – Bloco A sala 102 – Aleixo