O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando os pagamentos que estavam atrasados para 99 mil aposentados e pensionistas. Ao todo, serão repassados R$ 1,59 bilhão para os beneficiados. O valor é referente às ações que os segurados ganharam contra o órgão em dezembro, conhecidas como atrasados do INSS.
O responsável pelo repasse das indenizações é o governo federal, sendo repassado o valor de até 60 salários-mínimos (R$ 84.720), para as quais não há mais recurso. Vale ressaltar que pagamento dos retroativos é limitado aos cinco anos anteriores à solicitação, sejam procedimentos administrativos ou judiciais.
LEIA TAMBÉM: Veja de quanto será o reajuste dos benefícios do INSS
Os valores serão depositados diretamente nas contas abertas pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs), no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, em nome dos ganhadores das ações.
Como consultar os valores atrasados do INSS
Por fim, é possível consultar o valor dos atrasados do INSS no site do Tribunal Regional Federal responsável pelo processo, que varia conforme a região do requerente. Dessa forma, há seis TRFs cobrindo diferentes regiões do país:
- TRF da 1ª Região: Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá;
- TRF da 2ª Região: Rio de Janeiro e Espírito Santo;
- TRF da 3ª Região: São Paulo e Mato Grosso do Sul;
- TRF da 4ª Região: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina;
- TRF da 5ª Região: Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba;
- TRF da 6ª Região: Minas Gerais.