Com oportunidades para Manaus, a Aeronáutica lançou dois editais com 269 vagas para sargento. O primeiro edital é para candidatos de nível médio para admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS), no primeiro semestre de 2025. Um segundo visa Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), também no ano que vem.
Para concorrer a uma das oportunidades, é necessário que o interessado possua formação completa no ensino médio e tenha idade entre 17 e 25 anos até o dia 31 de dezembro do ano em que realizar a matrícula no Curso de Formação de Sargentos.
Ao concluir a formação, os militares passarão ao posto de terceiro-sargento, que paga atualmente R$ 3.825 (além de adicionais), e poderão servir em organizações militares espalhadas por todo o território nacional.
Como fazer as inscrições para o concurso da Aeronáutica?
As inscrições para o CFS vão até as 15h de 2 de fevereiro (horário de Brasília), pelo site www.ingresso.eear.aer.mil.br. A taxa de participação custa R$ 95, mas será possível solicitar isenção do pagamento. O edital prevê gratuidade para membros de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e doadores de medula óssea.
Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a comissão organizadora do processo seletivo por meio do telefone (12) 2131-7576 e e-mail [email protected].
Marcada para 14 de abril, a prova objetiva cobrará a resolução de questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e conhecimentos específicos.
LEIA TAMBÉM: Enfermagem, contabilidade, motorista: Marinha abre processo seletivo no Amazonas
As inscrições para o CFS serão recebidas no período das 10h do dia 20 de fevereiro às 15h de 12 de março de 2024. O formulário estará disponível no site da Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR (https://ingresso.eear.fab.mil.br).
O concurso da Aeronáutica será constituído das seguintes fases:
- prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
- inspeção de saúde, de caráter eliminatório;
- exame de aptidão psicológica, de caráter eliminatório;
- teste de avaliação do condicionamento físico, de caráter eliminatório; e
- validação documental, de caráter eliminatório.