Três planos de saúde da Unimed Fama terão com vendas suspensas no Amazonas, conforme decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Hoje, a agência divulgou 18 planos em todo o país que terão a comercialização temporariamente suspensa por causa do alto número de reclamações relacionadas à cobertura assistencial.
A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.
No Amazonas, há os planos de saúde da Federação das Unimeds da Amazonia – Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Medico do Acre, Amapa, Amazonas, Para, Rondonia e Roraima (Unimed Fama).
LEIA TAMBÉM: PrEPTrans: medicação para prevenir HIV é distribuída de forma gratuita em Manaus
A proibição da venda do plano de saúde começa a valer no dia 29/12. Ao todo, 183.690 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento.
Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Neste ciclo, 27 planos de nove operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.
Consulte a situação dos planos de saúde
Planos com comercialização suspensa
Planos liberados pelo monitoramento da garantia de atendimento, mas que continuam suspensos por outros motivos