Rede social voltada para assuntos profissionais e oferta de oportunidades de emprego, o LinkedIn vem sendo usado para um golpe contra pessoas que estão em busca de novas vagas de trabalho.
As vítimas do golpe no LinkedIn são captadas a partir de mensagens com ofertas de emprego. Geralmente, as vagas de emprego são remotas e referentes a empresas estrangeiras com sede no Brasil.
O interessado acaba clicando em links e permite a instalação de uma série de códigos no computador ou telefone celular, que abre acesso remoto às informações pessoais.
De acordo com relatos de vítimas na própria rede social, o mais comum é que os criminosos enviem mensagens no particular das vítimas que se enquadram no perfil das supostas vagas. Após um breve diálogo, é enviado um link com as orientações para participar do processo de seleção, o que coloca o equipamento do interessado em risco.
Mas além das mensagens diretas, há também casos de golpes com anúncios feitos na timeline da rede social. O LinkedIn informou que fez a remoção de alguns desses anúncios, após os relatos de golpes, e orienta os usuários a adotar algumas condutas de segurança.
LEIA TAMBÉM: Polícia alerta para novo golpe na hora de comprar veículos em Manaus
O risco do golpe no LinkedIn
Essa modalidade de golpe, geralmente, ocorre com o diálogo com um suposto recrutador que envia um link para que o interessado na vaga preencha os dados. É nesse momento que um malware é instalado no equipamento da vítima, com acesso às informações pessoais.
Após a vítima notar que é um golpe e fazer qualquer tipo de questionamento, é bloqueada.
O LinkedIn disse que utiliza recursos, como a verificação de empresa e e-mail corporativo, para evitar que esse tipo de golpe se propague. Mas, ainda assim, é preciso ter a máxima atenção ao se candidatar a uma vaga.
A rede social também pede que os internautas evitem, ao máximo, fazer downloads nesses processos de inscrição. Outra recomendação é possuir sistemas anti-vírus nos telefones e computadores.
Os usuários do LinkedIn podem denunciar suspeitas através de um canal disponibilizado pela rede. Para fazer isso, clique aqui.