A publicação do edital “Enem dos concursos” ou Concurso Nacional Unificado está prevista para a próxima quarta-feira (20/12), ofertando cerca de 6.640 vagas para preencher cargos em 21 órgãos do governo federal.
As oportunidades são para diversas áreas como engenharia, psicologia, comunicação social, economia e para nível médio.
As provas serão aplicadas em 180 cidades brasileiras, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil. Por ser um concurso unificado, os candidatos poderão concorrer às várias vagas (de uma mesma área de atuação) em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição. A previsão é que as provas sejam aplicadas até março de 2024.
LEIA TAMBÉM: MP, Inpa, Guarda Municipal: confira os concursos abertos em dezembro
Na prática, durante a inscrição no Enem dos Concursos, o candidato deverá indicar seu cargo por ordem de preferência entre as vagas disponíveis dentro daquela área de atuação. Essa área poderá incluir oportunidades em vários órgãos diferentes.
A prova será aplicada em um único dia em duas etapas: a primeira, formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda, com questões específicas e dissertativas de cada área de atuação.
Após a prova, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas. Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.
O governo federal criou um site com informações sobre o Concurso Nacional Unificado. Acesse clicando aqui.