Em Manaus, 37% dos eleitores ouvidos em uma pesquisa disseram que votariam para vereador em que lhe oferecesse algo em troca ou em algum candidato indicado por familiar ou amigo. Os dados são da Perspectiva Mercado e Opinião, divulgados nesta sexta-feira (29/12).
A venda ou comércio de votos é um crime eleitoral, passível de punição ao candidato, à coligação e ao eleitor.
A pesquisa ouviu mais de mil pessoas na capital amazonense e também levantou o cenário das eleições para a Prefeitura de Manaus, no ano que vem. O prefeito David Almeida e deputado federal Amom Mandel aparecem na liderança.
LEIA TAMBÉM: Eleições 2024: David e Amom perdem gordura ante a Cidade, Alberto Neto e Zé Ricardo
Conforme o Instituto Perspectiva, das mil pessoas entrevistadas, 37% revelou que poderia definir seu voto para vereador de Manaus com base em indicações de amigos, parentes, ou em algum candidato que lhe oferecesse algo em troca.
Para 20,1% dos entrevistados, os vereadores escolhidos nas últimas eleições não são preparados ou competentes. A sondagem mostra também que 30,2% das pessoas ouvidas ainda não decidiram em quem votarão, pois reconhecem a importância de conhecer melhor os candidatos antes de decidir pelo voto de forma consciente.