O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), pedirá que a Polícia Federal investigue a origem de áudios apócrifos e supostamente produzidos por meio de Inteligência Artificial (IA) em que uma voz semelhante a dele aparece xingando professores. O material começou a circular ontem em grupos de Whatsapp em meio às críticas que o prefeito vem recebendo pela falta de pagamento do abono do Fundeb.
Na noite de ontem, a reportagem do Segundo a Segundo procurou a prefeitura para confirmar a autenticidade do áudio e a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) disse se tratar de uma fake, supostamente criada por IA.
LEIA TAMBÉM: Sem cumprir metas, Osvaldo Cardoso é exonerado da Manauscult
No áudio atribuído a David, há xingamentos a professores. “O que mais tem é professor vagabundo, que quer um dinheirinho de mão beijada. Eu não paguei o Fundeb, mas o povo esquece”, diz o áudio apócrifo que a prefeitura acredita ter sido produzido contra David Almeida usando Inteligência Artificial.
Desde o início da semana, os profissionais de educação estão em protestos contra a gestão municipal por não ter recebido pagamento do abono do Fundeb, este ano. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) alega que houve queda nos repasses, em 2023, e não há disponibilidade para transferir verbas diretamente aos profissionais da educação de Manaus.
Com a denúncia na Polícia Federal, a assessoria jurídica de David Almeida espera identificar quem deu a ordem e quem compartilhou o conteúdo falso.