O governador Wilson Lima reuniu-se, nesta terça-feira (05/12), com a diretora de AçÔes Corporativas e Mercados, Kelley Kizzier, e o diretor de caminhos para descarbonização, Leon Clarke, ambos do Bezos Earth Fund, representantes da empresa norte-americana de tecnologia Amazon.
O encontro ocorreu durante a 28ÂȘ ConferĂȘncia das NaçÔes Unidas sobre Mudanças ClimĂĄticas, em Dubai, nos Emirados Ărabes.
O governador destacou que recebeu sinalização positiva de parceria para reforçar a proteção da biodiversidade no estado do Amazonas e anunciou que outros dois encontros ficaram prĂ©-marcados para o inĂcio de 2024 a fim de estabelecer a parceria.
âA Amazon jĂĄ havia anunciado alguns investimentos para a AmazĂŽnia e a gente começou agora a discutir projetos especĂficos para o estado do Amazonas. JĂĄ ficaram prĂ©-agendadas duas reuniĂ”esâ, revelou Wilson Lima.
âEles gostaram muito da conversa, ficaram muito animados, inclusive jĂĄ sinalizaram a possibilidade de fazer uma parceria para o avanço da biodiversidade com a nossa Universidade Estadual do Amazonas (UEA)â, completou.
No encontro, Wilson Lima apresentou projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado, a exemplo do recĂ©m-lançado Programa Amazonas 2030, que prevĂȘ desmatamento lĂquido zero em seis anos, alĂ©m do projeto Escola da Floresta, cuja primeira unidade estĂĄ em construção na Reserva de Desenvolvimento SustentĂĄvel (RDS) do UatumĂŁ, em SĂŁo SebastiĂŁo do UatumĂŁ (a 247 quilĂŽmetros de Manaus).
LEIA TAMBĂM: COP28: ApĂłs cobrança Ă Amazon, Wilson quer R$1 bi para meio ambiente
A reuniĂŁo foi realizada no Ăąmbito da programação da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) na ConferĂȘncia da ONU. TambĂ©m participaram do encontro o diretor Nacional no Brasil do GCF, Carlos Aragon; e a diretora de projetos da GCF Task Force, Colleen Lyons.
Na ocasiĂŁo, Wilson Lima entregou aos representantes do Bezos Earth Fund uma peça de artesanato com a forma do mapa do Amazonas contendo o rosto de amazonenses e escrito âAmazon: vamos conversarâ em inglĂȘs.
âĂ um estado grande com uma empresa grande, entĂŁo estĂĄ na hora da gente entrar em entendimento para um ajudar o outroâ, frisou Wilson Lima, que estava acompanhado do secretĂĄrio estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
