O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) disse, nesta sexta-feira (29/12), que não é candidato ao cargo de Prefeito de Manaus, nas eleições de 2024. A fala contraria o que está acontecendo nos bastidores, onde o parlamentar trabalha intensamente para se viabilizar como candidato.
Nos últimos meses, ele intensificou as críticas ao seu possível adversário no próximo pleito: o prefeito David Almeida (Avante).
A declaração do parlamentar ocorreu por meio de um vídeo nas redes sociais horas após pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião ser divulgada, hoje. Nela, Amom aparece em segundo lugar, atrás de David. Depois deles, estão empatados o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), Coronel Menezes (Sem partido), Capitão Alberto Neto (PL) e Zé Ricardo (PT).
Apesar da alta popularidade em Manaus, Amom vem de um partido pequeno, sem muito tempo de TV e com pouca fatia da verba do fundo de financiamento eleitoral. Para viabilizar sua campanha, ele precisa fazer alianças com partidos de maior expressão. O problema não é novo para o parlamentar mais votado para a Câmara Federal. Nas eleições de 2022, ele obteve votação histórica mesmo com quase nenhum tempo de televisão.
Com forte interlocução com o eleitorado nas redes sociais, Amom fez uso delas para dizer que não é candidato. Ao contrário das declarações, seu entorno já vem buscando alianças e trabalhando para fortalecer o nome e ampliar a popularidade do parlamentar.
“Nunca me lancei oficialmente como candidato, e fiz isso por um motivo: acredito que minha missão na Câmara dos Deputados ainda não terminou”, disse Amom Mandel.
É importante salientar que, de acordo com a Lei 9504/1997 (Lei das Eleições), as candidatas e os candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que são realizadas no período entre 20 de julho e 5 de agosto do ano que vem. Até lá, Amom terá tempo para mudar de ideia.