Seis cidades do interior do Amazonas estão liberadas para instalação da tecnologia 5G a partir desta segunda-feira (04/12). O licenciamento está disponível para as operadoras que desejam implantar a tecnologia em Humaitá, Anori, Barcelos, Beruri, Codajás e Nhamundá.
Com isso, as prestadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz – frequência por onde passa o sinal da tecnologia – poderão pedir à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações.
Em entrevista ao site Brasil 61, o coordenador de Infraestrutura da Conexis Brasil Digital, Diogo Della Torres, disse que o cronograma de implantação da tecnologia no país supera as expectativas.
“Hoje, as operadoras são obrigadas a ter a tecnologia disponível somente nas capitais brasileiras, mas nós já contamos com 314 cidades em que o 5G já está disponível para a população. Isso é um resultado muito satisfatório”, disse.
LEIA TAMBÉM: Portabilidade para telefones tem novas regras a partir de hoje
Segundo a Anatel, com a liberação do 5G em mais 623 municípios, serão 172 milhões de brasileiros vivendo em cidades com permissão para funcionamento da tecnologia, o que corresponde a cerca de 81% da população.
Além de Manaus, a tecnologia 5G no Amazonas já está autorizada em Parintins, Anamã, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Urucurituba, Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Silves.