Mais de quatro milhões de usuários do Auxílio Brasil têm direito à indenização por conta de vazamento de dados pessoais durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A expectativa é que os valores cheguem a R$15 mil por pessoa prejudicada.
Nesta semana, a 1ª Vara Cível Federal de São Paulo determinou que a Caixa Econômica Federal e a União paguem a indenização aos beneficiários do Auxílio Brasil. A Caixa recorreu da decisão judicial e a Dataprev negou que tenha havido o vazamento.
Conforme o Instituto Sigilo, que fez a denúncia para a Justiça, cerca de quatro milhões de brasileiros foram prejudicados e precisam ser indenizados.
Como verificar se tem direito a indenização do Auxílio Brasil?
Para saber se tem direito a indenização, é preciso acessar o site do instituto Sigilo e selecionar a opção “Verificar elegibilidade”, que fica localizada no topo da página. No site, o beneficiário que foi prejudicado poderá expressar seu interesse no processo.
O segundo passo é incluir dados como nome completo, e-mail, CPF e número de telefone, e também aceitar os termos de privacidade e uso do site. Durante a consulta será verificado se a pessoa está na base de dados possivelmente comprometida e se é elegível para receber uma indenização.
Aquele beneficiário que estiver elegível deve aguardar a conclusão do processo. Se a compensação for confirmada, cada pessoa deve solicitar o pagamento da indenização por meio de seu próprio advogado, pois o Instituto Sigilo não é responsável pelo pagamento.