Na segunda-feira (20/11), devido ao feriado do dia da Consciência Negra, alguns estabelecimentos públicos não devem funcionar, outros funcionam em horário diferenciado.
As centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai) irão funcionar em regime de plantão 24h.
As Unidades Especializadas em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e Crimes Contra o Turista (DECCT) funcionarão no mesmo regime, apenas para registro de ocorrências relacionadas às suas áreas. Neste período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual, pelo endereço: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.
O policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) será mantido normalmente em toda a capital. As ligações de emergência devem ser feitas ao 190. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população para prestação de socorro pelo número 193.
Na área da saúde, estarão funcionando os seis prontos-socorros (três adultos e três infantis), as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Já as unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas não funcionarão.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se mantém sem interrupções, por meio do número 192. A Maternidade Doutor Moura Tapajóz, localizada no bairro Compensa, na zona Oeste, também atenderá no regime de plantão 24 horas.
Os usuários que precisarem dos serviços da rede de atenção básica podem ir até a clínica de saúde da família Carmen Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, no bairro Lago Azul, zona Norte, no horário das 8h às 18h. Outro serviço, que funcionará das 8h às 18h, é o Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo), por meio do número (92) 98842-8437.
As operações regulares do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) não vão funcionar, na segunda-feira, sendo retomadas na terça-feira (21/11). As fiscalizações de trânsito permanecem normalmente.
Espaços culturais e o comércio no feriado da Consciência Negra
Na cultura, os Centros Culturais Palácio da Justiça e o Palácio Rio Negro, administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vão funcionar para visitação pública, das 9h às 13h. O Teatro Amazonas, Palacete Provincial, Centro Cultural Povos da Amazônia e a Biblioteca Pública do Amazonas não vão funcionar e as atividades retornam na terça-feira (21/11).
O shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, e as galerias populares Espírito Santo e Remédios, no Centro, funcionarão das 8h às 14h. Já o atendimento nos postos do Sine Manaus, localizados na avenida Constantino Nery, zona Sul, e no shopping Phelippe Daou, estarão com o atendimento suspenso.
As cozinhas populares e restaurantes do programa Prato Cheio, bem como, os Centros de Convivência não funcionarão no feriado. Já o mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, Centro, deve funcionar das 6h às 12h.
As feiras municipais Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna), da Banana, ambas no Centro da cidade, e do Produtor, da zona Leste, funcionam das 4h às 12h. A feira da Panair, bairro Educandos, zona Sul, recebe o público das 4h às 13h e o tablado do peixe, na mesma feira, funciona das 18h às 6h do dia 20 de novembro.
Escolas da rede estadual da capital não terão aulas durante os períodos matutino, vespertino e noturno, assim como as Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETI) e Centro Estaduais de Tempo Integral (CETI), assim como ficarão sem expediente os prédios administrativos.
Os atendimentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) na capital, seguirão funcionando normalmente no regime de 24h durante a semana inteira, porém, os serviços de Pronto Atendimento ao cidadão (PAC) não vão funcionar.
Shoppings
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM) informou o horário de funcionamento do comércio varejista e atacadista de Manaus para o feriado da Consciência Negra. O comércio da região Central tem horário sugerido para funcionamento das 08h às 12h.
Já os shoppings na capital funcionam nos seguintes horários:
Grande Circular – Lojas e Praça de Alimentação – 10h às 22h
Manaus Via Norte – Lojas – 10h às 22h – Âncoras – 09h às 22h – Praça de Alimentação – 10h às 22h – Funpark – 17h às 22h – Supermercado – 07h30 às 21h
Manaus Plaza – Lojas e Praça de Alimentação – 14h às 20h – Supermercado – 08h às 21h
Manauara Shopping – Âncoras e Praça de Alimentação – 10h às 22h – Lojas e quiosques – 14h às 21h
Ponta Negra – Âncoras e Praça de Alimentação – 10h às 22h – Lojas e quiosques – 14h às 21h – Praça de Alimentação – 12h às 22h – Lojas e quiosques – 14h às 21h
Amazonas Shopping – Âncoras e Praça de Alimentação – 10h às 22h – Lojas e quiosques – 14h às 22h
Millennium – Praça de Alimentação e lojas – 09h às 21h – Cinemas – A partir das 13h30
Studio 5 – Âncoras e Praça de Alimentação – 12h às 21h – Lojas e quiosques – 14h às 21h – Academia – 08h às 18h – Amazon Bowling – A partir das 15h
Shopping São José – Lojas e quiosques – 10h às 21h – Praça de Alimentação – 10h às 22h
Sumaúma Park – Lojas e Praça de Alimentação – 10h às 22h – Supermercado – 08h às 22h
Shopping Cidade Leste – Lojas e Praça de Alimentação – 08h às 18h – Supermercado – 08h às 22h.