Projetado para matar carapanãs, um robô assassino ganhou repercussão na internet brasileira, nesta semana. Ele é capaz de executar até 40 mosquitos por segundo. A criação é de um engenheiro chinês e é chamada de “Mosquito Killer” e foi construída a partir da modificação do radar de um carro elétrico.
O robô que mata carapanãs é capaz de detectar o inseto e emitir um raio laser para eliminá-lo.
Para os fãs de filmes de ficção científica, esse robô “Moskito Killer” pode parecer particularmente interessante, pois lembra os “droids” dos filmes da série ‘Guerra nas Estrelas’. Segundo os criadores, o robô é capaz de identificar automaticamente mosquitos e, em seguida, os ataca com sua arma laser.
Com uma aparência que lembra um tanque de guerra em miniatura, o “Laser Movable Mosquito Killer Robot” (Robô Matador de Mosquitos Móvel a Laser) é programado para entrar em ação assim que identifica um mosquito por perto. Ele utiliza um canhão laser que pode eliminar cerca de 40 insetos por segundo.
Embora a empresa responsável pelo robô, a ‘Shenzhen Robotics Association’, não tenha revelado detalhes específicos sobre o tipo de laser usado, ela assegura que o laser é seguro para os humanos e não causa danos aos tecidos biológicos delicados. Portanto, não representa perigo, mesmo para os olhos de alguém que possa estar próximo ao robô caça-mosquitos.
O robô foi apresentado na feira ‘MSPO’ na Polônia, e embora ainda não haja informações sobre sua disponibilidade para consumidores individuais, a empresa está focando em aplicações empresariais e públicas, como hospitais, escolas e edifícios públicos.
Especialistas acreditam que a nova tecnologia pode ser um importante parceiro no controle de doenças transmitidas por mosquitos, como a malária, a dengue, zika e chikungunya.
Veja o robô que mata carapanãs em ação