Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Reforma da Cadeia Pública e Palacete 5 de Setembro são metas de acordo
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cultura > Reforma da Cadeia Pública e Palacete 5 de Setembro são metas de acordo
Cultura

Reforma da Cadeia Pública e Palacete 5 de Setembro são metas de acordo

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2023/11/07 at 1:20 PM
Redação Segundo a Segundo 2 anos atrás
Compartilhe
(Foto: Alex Maia / Secretaria de Cultura e Economia Criativa)
Compartilhe

A reforma da cadeia pública Raimundo Vidal Pessoal e do Palacete 5 de Setembro estão entre as metas de um acordo firmado entre o Governo do Estado e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa). A cooperação visa à captação de captação de recursos destinados às ações de conservação e revitalização dos dois prédios históricos.

O termo de cooperação direciona esforços para captação de recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a outros eventuais patrocinadores. A iniciativa reforça o princípio legal de incentivo à cultura do Amazonas, revitalizando patrimônios históricos, fomentando projetos culturais, gerando emprego e renda.

Na ocasião da assinatura do termo, o representante da Appa, Felipe Vieira Xavier, apresentou um pré-projeto de revitalização do prédio onde funcionou a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, desativada em maio de 2017.

Com um orçamento previsto em R$50 milhões, a reforma da cadeia pública incluiria a construção de um auditório, concha acústica e salas de oficinas artísticas, no que seria um novo centro cultural em Manaus. O pré-projeto está sujeito a escutas públicas, que serão realizadas ao longo do período em que os recursos serão captados.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o momento é muito importante porque reafirma o que vem sendo defendido pelo governo Wilson Lima em relação à preservação do Patrimônio Histórico.

“Alguns prédios que estão sob responsabilidade do Governo do Estado, vem recebendo a devida manutenção do lugar, mas a gente já vem há algum tempo buscando recursos para fazer as devidas reformas e a devolução desse equipamento para a sociedade”, afirmou o secretário.

Marcos Apolo ressaltou que a Appa é uma instituição conhecida nacionalmente com importantes empreendimentos já implantados e captados para a reforma e restauro de importantes equipamentos urbanos, patrimônios históricos na região sudeste e em outras regiões do Brasil.

“Nossa ideia é que essa instituição, juntamente com o governo, possa captar, junto a instituições de nível nacional, recursos para a reforma e manutenção de duas edificações importantes, que são o prédio da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa e o prédio do Palacete 5 de Setembro”, afirmou.

Pontapé inicial para a reforma da cadeia pública de Manaus

O representante da Appa, Felipe Vieira Xavier, declarou que a assinatura do termo de cooperação é o pontapé inicial para a elaboração do que chamou de “Horizonte de Captação”, que explicou ser um documento que traz vários caminhos dentre recursos públicos, privados, de fundos, de empresas, de investimento direto e recursos internacionais, a partir de um contexto histórico econômico identificado dentro de cada localidade.

“Então, a gente começa a produzir nesse documento, esse plano estratégico de Horizonte de Captação e, a partir daí, a gente qualifica a prioridade desses contatos com esses parceiros”, afirmou.

Xavier explicou que, no processo, é levado em conta quais são os parceiros que vêm mais sentido no projeto, que têm mais sinergia, afinidade e que tendem a ter interesse em ocupar os equipamentos em questão.

Para o representante da Appa, é fundamental também que, antes dos investidores, a população de Manaus mantenha um sentimento de pertencimento com o patrimônio cultural público da cidade.

“Então, antes da gente pensar nos investidores, a gente tem que também pensar que isso é um equipamento público, que tem que ser devolvido para a população, para a comunidade, que tem que continuar sendo utilizado para esse fim”, concluiu Xavier.

Leia também

Centro de Manaus tem aulas de Yoga e oficina de tecidos com artistas circenses

Cineclube exibe documentário inspirado no mundo imaginário de DaSilva DaSelva

Com cortesias para mães, cinema do Ponta Negra exibe ‘Thunderbolts’ nesta semana

Museu da Amazônia abre vendas para trilha noturna na floresta

Nove festivais culturais no Amazonas que você precisa conhecer

Termos Cadeia Pública, Palacete provincial, Reforma
Redação Segundo a Segundo 07/11/2023 07/11/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Empresa abre 60 vagas para serralheiro, soldador e auxiliar de solda em Manaus Empresas estão contratando para 40 vagas de soldador
Próximo Artigo Enem 2023 vai acontecer em todo o Brasil Saiba em que situações candidatos podem solicitar reaplicação do Enem
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok