Um racionamento de energia tem revoltado a população de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). Os moradores realizaram uma manifestação cobrando a resolução do problema pela concessionária Amazonas Energia.
Moradores alegam que o racionamento de energia em São Gabriel da Cachoeira começou a atingir serviços essenciais, como escolas, postos de saúde e bancos. Em outros locais, a opção foi adotar um rodízio para funcionamento ao público.
As interrupções no fornecimento de energia elétrica estão ocorrendo há cerca de dez dias.
Amazonas Energia se manifesta sobre racionamento de energia
Em nota encaminhada ao Segundo a Segundo, a Amazonas Energia disse ter sido informada que, na última quinta-feira (19/10), foi comunicada pelo produtor independente de energia, VPflexgen, responsável pela geração de energia elétrica no município de São Gabriel da Cachoeira, acerca de dificuldades no recebimento do combustível que abastece a usina termelétrica.
“A VPflexgen comunicou, ainda, que adotou as medidas necessárias junto ao fornecedor de combustível, mas que o agravamento dos efeitos da estiagem afetaram de forma severa as operações, em função das dificuldades de navegação e logística do transporte pelo Rio Negro. Em razão do exposto, haverá a necessidade de interrupção de energia programada em São Gabriel da Cachoeira, no dia 03/11/2023, conforme cronograma abaixo, sendo preservadas as regiões de atuação dos órgãos públicos e instituições de serviços essenciais. A Amazonas Energia agradece a compreensão durante essa grave estiagem que atravessamos e reitera seu compromisso, envidando todos os esforços para resguardar o atendimento à população.”
Locais com racionamento
11h às 14h: Parte do Centro, parte do bairro Boa Esperança, Praia, parte da Trinta e Um de Março, Vila Azul Dão Vila Gram Cabrita, General Jamboradir, Vila Poupex, Vila Rio Negro, Vila General Rosas e Vila Sargento, Dabaru, Thiago Montalvo, Santo Alberto e rua Missionaria Rute, Parte Centro e parte do bairro Fortaleza.
17h às 20h: Areal, Bairro da Paz, Calha Norte, Conjunto Cidadão, parte Dabarú, Miguel Quirino, parte de Nova Esperança, Novo Horizonte, Ramal 1 e 3, Santa Terezinha, Parte Centro, parte do Fortaleza (Ruas: Costa e Silva, Vigilo Cardoso, Valentim Garrido, parte da rua 31 de março).