O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) autuou mais de 500 motocicletas envolvidas em um ‘rolezinho’ nesta semana. Os motociclistas que percorreram vias da cidade foram monitorados pelo Paredão, o sistema de câmeras inteligentes da Secretaria de Segurança (SSP-AM).
De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, a instituição vem atuando fortemente no combate da prática, quando realizada de forma irregular, desde o início de 2023.
“Essa prática é antiga e sempre estivemos no monitoramento dela, removendo motocicletas e autuando condutores. Este ano, os ‘rolezinhos’ se intensificaram e, consequentemente, nós também intensificamos nossas ações. Desde fevereiro de 2023, já removemos 267 motos e aplicamos mais de 900 autuações, além das mais de 500 de quarta-feira.”
Conforme levantamento realizado pelo sistema de segurança, as imagens que permitiram as identificações das motocicletas foram monitoradas nas zonas norte e centro-oeste da capital.
“A Secretaria de Segurança, em parceria com o Detran, está utilizando a ferramenta do Paredão para identificar todas as motos envolvidas nesse delito, a fim de que possam ser tomadas as medidas cabíveis, tanto de multa quanto de procedimentos investigatórios pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Desta forma, poderemos responsabilizar as pessoas que estão cometendo infrações tanto de trânsito quanto penal. Estamos intensificando a prevenção por meio do policiamento com o Batalhão de Trânsito (BPtran) e fiscalizações do Detran Amazonas”, finaliza o secretário de Segurança, coronel Vinícius Almeida.