Apesar da crescente popularidade dos aplicativos de transporte como Uber, 99 e In Driver, o transporte público por ônibus coletivos mantém sua posição de destaque em Manaus, de acordo com o “Estudo Mobilize 2022” publicado pela plataforma “Mobilize Brasil“.
Segundo os dados da Prefeitura de Manaus, menos de 3% dos deslocamentos na cidade são feitos por carros de aplicativos, enquanto impressionantes 53% das viagens são realizadas através de transporte por ônibus.
Coordenador do “Estudo Mobilize 2022” em Manaus, o historiador e mestre em Planejamento do Desenvolvimento Leonard Jeferson Barbosa destacou aspectos positivos e negativos na política de transporte da cidade.
Ele observou que o substancial subsídio à tarifa do sistema de ônibus permitiu às concessionárias manterem a tarifa congelada por seis anos, além de possibilitar a implementação do passe livre estudantil.
“Os terminais de ônibus e corredores exclusivos também são pontos positivos. O estado de conservação dos veículos é muito precário, e poucos são equipados com ar-condicionado.”
Desde maio deste ano, os manauaras estão pagando mais caro para andar de ônibus. A tarifa subiu para R$4,50. Já os veículos de transporte alternativo custam R$5,00.