Uma mlher de 42 anos foi presa por abandonar o pai idoso na rua e, depois, fraudar um empréstimo bancário, se passando por ele. O caso foi descoberto pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI).
A suspeita foi presa, em flagrante, na rua Jacareúbas, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
A infratora também era responsável por administrar da aposentadoria do idoso e, em razão desta facilidade, fez um empréstimo no valor de R$20 mil sem sua autorização, e usufruía de tudo sem dar o amparo necessário à vítima.
Conforme a delegada Andrea Nascimento, o idoso foi resgatado pela equipe do Centro Integrado de Defesa da Pessoa Idosa (Cipid), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), após receberem denúncia informando que ele havia sido abandonado na rua.
“Não foi possível localizar, de imediato, os familiares da vítima, por isso o encaminhamos para a Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), da Prefeitura de Manaus. Mas, logo em seguida, a equipe de investigação chegou até um dos filhos do idoso, um homem de 44 anos, que informou que o seu genitor estaria sob a responsabilidade de sua irmã”, disse a delegada.
Ainda segundo a delegada, os policiais civis entraram em contato com a mulher para que ela fosse tirar o pai da Fundação, entretanto, ela não atendeu ao chamado. Na residência, ela teria dito aos policiais que preferia ser presa por abandonar o pai idoso do que continuar cuidando dele.
“Ela confirmou que teria abandonado o próprio pai em via pública e disse que preferia ser presa a cuidar dele. Além disso, ela afirmou que não iria retirá-lo da Fundação e que teria de fato se apropriado dos bens do idoso enquanto cuidava dos seus benefícios financeiros”, contou.
A mulher responderá por abandono, apropriação de bens, exposição ao perigo e ausência de assistência à pessoa idosa e ficará à disposição da Justiça.