Na próxima quinta-feira (9/11), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e o Consórcio de Municípios do Alto Solimões se reúnem para debater a questão da segurança na região. O anúncio foi feito pelo deputado Comandante Dan (Podemos).
Dan preside a comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e afirma que a ideia do encontro, que acontecerá em Tabatinga, surgiu no I Seminário de Segurança Inovadora, realizado em agosto na capital amazonense.
A necessidade do evento surgiu das pautas apresentadas pelos prefeitos e secretários municipais de segurança do Alto Solimões no Seminário.
A Região é marcada pela ostensiva presença do narcotráfico, dos narconegócios e da pirataria dos rios, e serve de porta de entrada no Brasil das drogas que vêm da Colômbia e da Bolívia, pela fronteira do Amazonas, segundo o deputado.
“Já recebemos o convite oficial para comparecermos e estaremos levando nossos relatórios, a partir das 15 audiências públicas que fizemos realizar nas primeiras semanas de outubro nas cidades mais importantes do Médio e do Alto Solimões”.
Câmara falou ainda que seguida à agenda do dia 9, em Tabatinga, com o Secretário Tadeu Alencar, do Senasp, no dia 10 já está confirmada a presença do Ministro Flavio Dino em Manaus: “será uma oportunidade única para reivindicarmos medidas que sejam em favor do controle e da redução da redução do Amazonas; quem sabe não conseguimos uma Garantia da Lei e da Ordem para a faixa de fronteira”.