A capital amazonense terá um mutirão para emissão de RG a partir da próxima semana. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (03/11). Os atendimentos vão emitir o novo modelo do documento, a Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O mutirão de RG é uma ação que envolve as secretarias de Segurança Pública (SSP-AM) e a de Justiça e Cidadania (Sejusc). A meta é atender 3,6 mil pessoas.
De acordo com o governo estadual, no primeiro dia da ação, serão feitos em três Centros de Convivência da Família todos os agendamentos para os atendimentos que acontecem a partir de terça (07/11), até sexta-feira (10/11), em uma força tarefa para a emissão dos documentos, que ocorrerá em 10 serviços de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) da capital.
A população precisa ficar atenta quanto aos agendamentos, que acontecerão de forma presencial, apenas na segunda-feira, das 8h às 17h, nos Centros de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Teonízia Lobo, Magdalena Arce Daou nas zonas norte, leste e oeste, respectivamente.
Após realizar o agendamento presencial em um dos três locais, o cidadão vai receber um protocolo de atendimento, vinculado ao CPF, indicando dia, horário e em qual dos PACs da capital deverá comparecer ao longo da semana para solicitar a emissão da nova CIN.
“Essa é uma determinação do governador Wilson Lima para assegurar e garantir os direitos dos cidadãos em relação à emissão da Carteira de Identidade Nacional. É importante ressaltar, também, que só será feito um atendimento por CPF, exceto para pessoas que são responsáveis por terceiros, PCDs e menores”, disse a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.
As senhas para o agendamento na segunda-feira serão distribuídas por ordem de chegada, com atendimentos preferenciais previstos por Lei. O mutirão de RG para emissão da nova CIN tem como público-alvo aquelas pessoas que necessitem, com urgência, do documento de identidade.
A Sejus ressalta que as carteiras de identidade no modelo tradicional possuem validade até 2032, não sendo necessária a troca imediata.
“A gente pede um pouco de paciência da população para, de fato, ir buscar esse serviço quem está com alguma emergência, por exemplo uma pessoa que vai prestar vestibular, que precisa viajar, com alguma cirurgia marcada, entre outros. Queremos preservar e garantir os direitos dos cidadãos em relação aos documentos”, reforçou a secretária da Sejusc.
Como funcionará a triagem para o mutirão de RG?
Nos três postos de atendimento, o agendamento estará condicionado à apresentação de todos os documentos necessários para a emissão da CIN. A verificação será feita pela equipe de triagem da Sejusc. Para o agendamento e emissão é necessário apresentar qualquer documento original contendo CPF ou espelho da Receita Federal, certidão de nascimento, certidão de casamento para casados no civil, além de comprovante de residência. Os interessados pordem conferir todos os documentos necessários no site www.ssp.am.gov.br
Postos de atendimento para agendamento Horários de atendimento: 8h às 17h
– Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, situado na rua Tupinambá, 119, bairro Cidade Nova, com 2 mil agendamentos disponíveis.
– Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo, na rua da Penetração III Quadra 60, s/n, bairro Amazonino Mendes, onde haverá a disponibilização de 1,5 mil agendamentos.
– Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, s/n, bairro Santo Antônio, com a oferta de 1 mil marcações.