O Dia D da vacinação contra a influenza e da multivacinação infantil está marcado para este sábado (25/11) em Manaus. Ao todo, serão 274 pontos de atendimento, distribuídos por toda a capital, funcionando das 8h às 16h. Essa iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal da população contra síndromes gripais e doenças preveníveis, como sarampo e poliomielite.
O Dia D de multivacinação e influenza faz parte do calendário das estratégias de imunização, que teve início em 13 de novembro, e é destinado à vacinação contra a influenza (gripe) para pessoas pertencentes a 18 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além disso, visa atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
Os pontos de atendimento do “Dia D” da vacinação contra a influenza e da multivacinação infantil não se limitam às unidades de saúde da Semsa, estendendo-se também a escolas, condomínios, centros de compras e outros locais de grande circulação. A lista completa dos locais está disponível no link.
Para receber as vacinas, os usuários devem apresentar um documento oficial de identificação, CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e o cartão de vacina.
A subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa em exercício, Aldeniza Souza, convida os pais e responsáveis a atualizarem a caderneta vacinal de seus filhos, bem como as pessoas dos grupos prioritários indicados pelo MS para receber a vacina contra a Influenza.
Aldeniza ressalta que, mesmo aqueles que já foram vacinados contra a influenza neste ano, devem receber o imunizante nesta nova ação de vacinação, que continua até 15 de dezembro. Ela destaca a importância da vacinação para reduzir o risco de quadros graves de síndromes gripais, especialmente neste momento, que coincide com o início da temporada de chuvas no Amazonas.
Meta do “Dia D” da vacinação contra a influenza e da multivacinação infantil
A Semsa estabeleceu como meta imunizar pelo menos 90% das pessoas pertencentes a sete grupos prioritários até o final desta etapa da vacinação. Esses grupos incluem crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas, totalizando 567.752 pessoas.
Além desses grupos, há outros 11 grupos prioritários, sem uma meta de vacinação definida pelo Ministério da Saúde, que incluem pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, caminhoneiros, Forças Armadas, forças de segurança e salvamento, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
O “Dia D” tem como objetivo avançar na imunização dos sete primeiros grupos prioritários e alcançar o maior número possível de pessoas dos demais grupos.
Em conjunto com a vacinação contra a influenza, a multivacinação infantil será realizada para reforçar as taxas de cobertura vacinal de crianças de 0 a 14 anos. A estratégia busca elevar a proteção da população e prevenir o ressurgimento de doenças controladas ou erradicadas, como sarampo e paralisia infantil.
As vacinas oferecidas durante a multivacinação incluem uma variedade de imunizantes do calendário básico, abrangendo diversas doenças preveníveis. A multivacinação infantil acontecerá simultaneamente à vacinação contra a influenza, com encerramento previsto também para 15 de dezembro.