Imagens de uma audiência mostram o momento em que uma testemunha é expulsa pela juíza do trabalho Kismara Brustolin, de Santa Catarina. Ela foi afastada das funções após o episódio em que grita com a testemunha durante uma sessão por videoconferência.
O caso viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (28/11), com o vídeo tendo mais de dois milhões de compartilhamentos.
O trecho que viralizou é da audiência ocorrida no dia 14 de novembro e está editado. Mostra apenas o momento em que a juíza substituta Kismara Brustolin, do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, está bastante aborrecida com a testemunha, chamada ‘Leandro’.
No vídeo é possível assistir a juíza reclamando que a testemunha teria faltado com a educação. Ela se refere a ele como ‘bocudo’ e diz que o homem ‘não cumpriu com urbanidade e educação’.
Entre outras reclamações, a magistrada diz que ele deveria chamá-la de “excelência”. O depoente diz que ‘não é obrigado a isso’, enquanto a juíza grita e expulsa a testemunha da sessão virtual.
O TRT de Santa Catarina informou que a juíza foi afastada das funções, mas não explicou se ela irá responder a algum procedimento disciplinar. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não se manifestou sobre o assunto.
Já a OAB/SC publicou uma nota afirmando que solicitou providências ao TRT-12 e que vai investigar “atitudes e comportamentos agressivos para com os advogados, partes e testemunhas” apresentados por Kismara Brustolin.
ASSISTA AO VÍDEO EM QUE JUÍZA EXPULSA TESTEMUNHA