O Ministério da Previdência Social (MPS) anunciou a realização de concurso com 1.500 vagas para perito médico federal. Ainda não houve a publicação de edital. Segundo o ministro Carlos Lupi, as vagas serão destinadas somente às regiões mais necessitadas, como os estados do nordeste e regiões de interior no Brasil, o que pode beneficiar o Amazonas.
O Ministério da Previdência ainda não estabeleceu um prazo para a divulgação do edital do concurso para perito médico federal, mas a expectativa é que o lançamento ocorra até o primeiro trimestre do ano que vem.
Segundo o ministro, a proposta é que os médicos fiquem lotados em cidades que enfrentam maior carência de profissionais da perícia e, com isso, contribuir para a redução da fila do INSS. “Vamos propor que o aprovado trabalhe por, pelo menos, 10 anos no local onde foi lotado”, afirmou Lupi.
“Em 2024, a Previdência Social viverá uma nova fase. A humanização dos serviços e o atendimento presencial à população são fundamentais”, afirmou o ministro.
Na ocasião, o ministro anunciou a elaboração de estudos para o uso da telemedicina na realização de perícias. Outras políticas para reduzir a fila do INSS, como mutirões e concessão de benefícios por meio de análise documental, também foram apresentadas aos parlamentares.
“Estamos trabalhando firmemente para que a Previdência chegue até o cidadão, principalmente os mais carentes”, explicou Lupi.