Um esquema fraudulento que bloqueava vagas para agendar RG em Manaus está sendo investigado pela Polícia Civil. A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (03/11), pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
A partir da próxima semana, a capital terá um mutirão para emissão do novo modelo de RG. O agendamento para o serviço estava disponível pela internet, mas a SSP disse ter identificado falhas no sistema on-line para agendamento e retirada da nova Carteria Nacional de Identificação (CIN).
O sistema foi desenvolvido por uma empresa contratada pela Secretaria de Segurança, cujo nome não foi revelado.
De acordo com a pasta, existe a suspeita da ocorrência do bloqueio das vagas de agendamento por pessoas que, posteriormente, vendem o agendamento de forma ilegal.
A Polícia Civil do Amazonas investiga o caso e já identificou suspeitos de estarem envolvidos na fraude. A SSP disse que as informações serão mantidas em sigilo, por enquanto, para não atrapalhar as investigações.
SSP notificou empresa contratada para agendar RG
De acordo com a Secretaria de Segurança, a empresa contratada para a prestação do serviço já havia sido acionada em mais de uma oportunidade para solucionar o problema. Mas as inconsistências continuaram.
Na última quarta-feira (1º/11), a Casa Civil do Estado oficiou, novamente, a contratada para que a questão seja sanada em uma semana.
“A situação já está com a delegacia de crimes cibernéticos. Até o dia 10 de novembro, a empresa deve apresentar soluções tecnológicas, implementações no sistema para que impeça ataques ou qualquer outra coisa que esteja dificultando o uso pelo cidadão”, afirmou Mahatma Porto, diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo.
Caso o problema persista após o prazo determinado pelo Estado, o contrato com a empresa, que também atua em outros estados brasileiros, poderá ser desfeito e uma nova prestadora de serviço contratada.