Reconhecido como o āNobel da Educaçãoā, o Global Teacher Prize anunciarĆ”, no próximo dia 8 de novembro, o melhor professor do mundo em 2023. Nesta edição, foram mais de 7 mil educadores inscritos, de 130 paĆses. O prĆŖmio da Varkey Foundation em parceria com a Unesco (Organização das NaƧƵes Unidas para a Educação, a CiĆŖncia e a Cultura) Ć© realizado desde 2014 e oferece US$ 1 milhĆ£o (aproximadamente R$ 5 milhƵes) ao educador vencedor.
O professor Alberto Rodrigues dos Santos, que leciona arte apoiada em tecnologia e no protagonismo dos estudantes, é o único brasileiro entre os 50 finalistas. Entre os 10 melhores professores, hÔ apenas uma representante da América Latina: Geisha Bonilla Cortes, do Chile.
ConheƧa os 10 melhores professores:

Professora de direito, ciĆŖncias sociais, humanidades e francĆŖs, Annie Ć© especialista em antirracismo e equidade. Mulher de famĆlia marroquina que imigrou muitas vezes, enfrentou o racismo na escola, mas acredita que a educação Ć© um mecanismo transformação social. Anne dirige o Mustang Justice, grupo de lideranƧa juvenil voltado ao antirracismo, e tambĆ©m desenvolve currĆculos voltados Ć Ā cultura de paz.

OriginĆ”rio de uma regiĆ£o sob ocupação russa na UcrĆ¢nia, Artur se dedica a promover a lĆngua ucraniana e a educação, ensinando com paixĆ£o e inovação. Ele enfrentou desafios em meio Ć Ā guerra, mas continuou a inspirar professores e alunos, promovendo o idioma e a cultura ucranianas. Seu compromisso incluiu a criação de cursos online, clubes de conversação e webinĆ”rios. Ele busca ser um exemplo de como a educação pode superar a adversidade e promover a paz.

Conhecido como o āprofessor das ruasā, Deep implementou mĆ©todos inovadores de ensino para crianƧas em situação de vulnerabilidade social, especialmente durante a pandemia da Covid-19. Ele transformou paredes de barro em quadros-negros, proporcionando educação a alunos que pouco tinham acesso ao digital. Seu trabalho incluiĀ educação de jovens e adultosĀ e abordagem de questƵes sociais, como desnutrição e casamentos infantis.

Professor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em Gana, Eric enfrentou desafios em sua carreira, incluindo a falta de computadores e conectividade Ć internet em sua escola. Ele superou esses obstĆ”culos conectando um sistema de computador a monitores de trinta alunos e criando um site offline para ensinar tópicos da internet. Seus mĆ©todos resultaram em excelentes resultados acadĆŖmicos, especialmente em TIC. Ele tambĆ©m Ć© autor de livros didĆ”ticos aprovados pelo Conselho Nacional de CurrĆculo e Avaliação de Gana e tem doado computadores e livros para escolas em Ć”reas de vulnerabilidade social.

Seu pai, que nĆ£o sabia ler, inspirou o compromisso de Geisha com a educação ao aprender a ler com ela. Ela atua na remota Ilha de PĆ”scoa, onde valoriza aĀ lĆngua RapanuiĀ e promove a cultura local em suas aulas. Durante a pandemia, criou um programa de TV educativo devido Ć falta de acesso Ć internet. Seu trabalho resultou em aumento de frequĆŖncia e matrĆculas, bem como maior participação da famĆlia na vida escolar. Geisha Ć© reconhecida por suas histórias e poesias e foi finalista do Global Teacher Prize Chile em 2021.

Cientista e professora que combina pesquisa biológica com ensino, sua abordagem busca simplificar e envolver os alunos em atividades interativas. Seus estudantes obtĆŖm excelentes resultados, e os professores que ela orientou tambĆ©m sĆ£o reconhecidos por seu trabalho. Mariette jĆ” recebeu diversos prĆŖmios, incluindo o National Best Teacher da Ćfrica do Sul. Ela contribui para a divulgação cientĆfica por meio de transmissƵes de rĆ”dio e pretende usar o prĆŖmio para criar um centro mĆ©dico para adolescentes, apoiar comunidades rurais com equipamentos de ciĆŖncia móvel e estabelecer um espaƧo dedicado Ć s ciĆŖncias marinhas para alunos.

Inspirada por experiĆŖncias de voluntariado no exterior e pelo impacto do furacĆ£o Katrina, Melissa se tornou professora. Ela desenvolveu um programa de estudos alimentares e um clube chamado āGirls Grow Greensā para engajar alunas em plantio e ciĆŖncia das plantas. Sua abordagem prĆ”tica resultou em excelentes resultados acadĆŖmicos, alĆ©m de grande impacto comunitĆ”rio. Se vencer o Global Teacher Prize, pretende expandir seu trabalho e proporcionar acesso a alimentos saudĆ”veis para mais pessoas.

Inicialmente interessado na medicina, Nicolas descobriu sua paixĆ£o pelo ensino de ciĆŖncias da terra e da vida. Como professor, ele enfrentou desafios em uma escola com baixo desempenho acadĆŖmico. Ele criou um canal no YouTube chamado āA Happy Teacherā, compartilhando experiĆŖncias e recursos com educadores em todo o mundo. Seu projeto āE se aprendĆŖssemos juntosā promove a integração de ciĆŖncias cognitivas e tĆ©cnicas de ensino inovadoras. Nicolas pretende usar os fundos do Global Teacher Prize para reformular os espaƧos de aprendizado escolar, tornando-os mais inclusivos e acessĆveis, e para promover uma compreensĆ£o mais ampla e saudĆ”vel da profissĆ£o docente.

A despeito de desafios pessoais após um grave acidente, Shafina é uma professora inspiradora. Ela utiliza LEGO como ferramenta educacional para envolver e ensinar os alunos, promovendo o aprendizado interdisciplinar e prÔtico. Seu trabalho tem impactado milhares de pessoas e inspirado o uso de LEGO na educação. Shafina planeja expandir seu programa globalmente, criar kits personalizados para diversos tipos de aprendizes e continuar sua pesquisa acadêmica. Além disso, ela deseja estabelecer uma organização beneficente para capacitar comunidades carentes em STEM.

Sister superou um trauma pessoal e fundou uma escola aos 13 anos, impulsionada por sua paixão pela educação. Ela vem educando crianças em situação de vulnerabilidade social hÔ 26 anos. Seu compromisso com o ensino, empoderamento de mulheres e defesa do meio ambiente lhe rendeu inúmeros prêmios e reconhecimentos. O trabalho de Sister busca reconhecer e valorizar o papel das mulheres por meio da educação e do empoderamento. Ela transformou a vida de centenas de crianças e continua a fazê-lo por meio da Fundação ZWEE. Seu impacto vai além da educação, abrangendo os direitos das crianças, a harmonia inter-religiosa e a liderança comunitÔria.