Mais de 202 mil famílias de Manaus estão em risco de perder o direito ao benefício do Bolsa Família. É que esses usuários ainda não atualizaram os dados de saúde, que é uma exigência do programa federal. O prazo para prestar as informações termina no dia 31 de dezembro, conforme alertou a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, revelou que a Programação Anual de Saúde (PAS) de Manaus estabeleceu uma meta ambiciosa: aumentar o percentual de acompanhamento de saúde do PBF para 85% até o ano de 2025.
“Estamos preocupados, porque o programa não está alcançando a cobertura de acompanhamento de saúde que desejamos”, explicou Lia. Até o último dia 15, apenas 140.367 dos 343.148 beneficiários elegíveis realizaram sua atualização de acompanhamento de saúde.
O Bolsa Família tem como objetivo fundamental combater a pobreza, quebrar o ciclo intergeracional da pobreza, eliminar a fome e promover o desenvolvimento e proteção social das famílias, com especial atenção para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
Uma das condições para a continuidade do benefício é o acompanhamento de saúde das crianças com até 7 anos de idade, que inclui a avaliação do estado nutricional e a atualização do cartão vacinal quando necessário. Quem não presta essas informações pode perder o Bolsa Família.
Outra exigência é que mulheres de 14 a 44 anos também devem receber orientações e cuidados, incluindo o acompanhamento pré-natal quando necessário, além da realização do exame preventivo do câncer do colo do útero. Os profissionais de saúde também verificam se o cartão vacinal da usuária está em dia.
Como atualizar os dados de saúde para não perder o Bolsa Família?
Os usuários que recebem o Bolsa Família podem realizar a atualização do acompanhamento de saúde em qualquer unidade de saúde da rede de atenção básica. A lista completa de endereços e horários de funcionamento das unidades está disponível no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).
Ao comparecer às unidades de saúde, os beneficiários devem apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), cartão da gestante, caderneta de vacinação e outros documentos complementares, conforme