A Amazonas Energia não poderá aumentar a tarifa de luz no estado até o ano que vem. A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que negou o pedido de concessionária para reajuste de valores.
O valor da tarifa de luz da Amazonas Energia é de R$0,835 por kWh na tarifa convencional. Esse valor é o 17º mais caro do país, entre um total de 104 concessionárias que operam no território brasileiro, conforme dados da Aneel.
Conforme o site RealTime1, a decisão da diretoria da ANEEL divulgada nesta quarta-feira (1) prorrogou as tarifas da Amazonas Energia para, no mínimo, até 25 de maio de 2024. A decisão foi tomada com base na alteração da data do reajuste e da primeira Revisão Tarifária Ordinária da distribuidora.
A prorrogação das tarifas foi explicada pela aprovação da proposta de aditivo ao Contrato de Concessão de Distribuição 01/2019, anunciada em 1º de agosto de 2023. Esse aditivo alterou a data da primeira revisão tarifária ordinária da concessionária do Amazonas de 1º de novembro deste ano para 26 de maio de 2024.