Em Manicoré, a Polícia Federal deflagrou a Operação KM 180, com o objetivo de combater associação criminosa no voltada a prática de crimes ambientais, crimes contra o patrimônio da administração pública e obstar/dificultar a ação de fiscalização do poder público. Foram apreendidas três armas de fogo, munições e motosserras.
A operação mobilizou 16 policiais federais, que cumprem quatro mandados de busca e apreensão no distrito de Santo Antônio do Matupi, localizado no município de Manicoré, na rodovia transamazônica.
Atualmente, a devastação na Unidade de Conservação Federal na região ultrapassa 700 hectares, de acordo com informações da Polícia Federal.
Sobre a investigação em Manicoré
A investigação teve início com a denúncia que constatou crimes contra unidade de conservação federal seguidos de atos de oposição à ação de fiscalização ambiental, praticados por pessoas ligadas ao setor madeireiro.
Além dos crimes ambientais, os indivíduos investigados são acusados da destruição de duas viaturas do ICMBio e uma viatura da Força Nacional.
As medidas cautelares de busca e apreensão visam obter elementos que comprovem a prática dos crimes investigados, além de aprofundar a investigação sobre o destino da madeira. Somadas, as penas dos crimes de dano qualificado e associação criminosa podem ultrapassar 13 anos de reclusão.