Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo FVS alerta para prevenção de doenças da vazante 
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > FVS alerta para prevenção de doenças da vazante 
Cidades

FVS alerta para prevenção de doenças da vazante 

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2023/10/14 at 12:35 AM
Redação Segundo a Segundo 2 anos atrás
Compartilhe
Você sabe quais são as doenças da vazante?
Tempo é de prevenção das doenças da vazante. (Fotos: Anne Karoline Alves/FVS-RCP)
Compartilhe

As doenças da vazante são típicas e devem receber atenção da população. A Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) emitiu um alerta, nesta segunda-feira (02/10), sobre medidas de prevenção de três doenças mais frequentes.

Hepatite A, leptospiroses e doenças diarreicas aguda são comuns neste período.

De acordo com o monitoramento da FVS, no período de janeiro a agosto de 2023, foram confirmados 18 casos de Hepatite A, contra 15 casos confirmados da doença no mesmo período, no ano passado.

Em relação à leptospirose, foram 24 casos confirmados até agosto de 2023, e 48 casos da doença em 2022, o que significa uma redução de 66,7% de casos. 

Durante a descida dos rios, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta a importância da prevenção destas doenças da vazante, principalmente, nas comunidades mais atingidas pela estiagem no Estado.

“Estamos em plena execução do plano de contingência de vigilância em saúde para o enfrentamento à estiagem, junto com as secretarias municipais de saúde, para diminuir o risco de emergência de saúde pública na população”, destaca a diretora Tatyana.

O chefe de Departamento da Vigilância Epidemiológica da (DVE) da FVS-RCP, Alexsandro Melo, explica que, além de doenças de notificação compulsória como hepatite A e leptospirose, o órgão monitora através da rede sentinela as doenças diarreicas agudas.  

“Alertamos a população para procurar a unidade de saúde, caso apresente os sintomas como diarreia, febre, vômito. O atendimento precoce evita casos graves e até óbito pela doença”, salienta Melo.

Cuidando das doenças da vazante

O hipoclorito de sódio é utilizado para tratamento domiciliar da água de consumo humano e recomendado principalmente, neste período da vazante, com a finalidade de melhorar a qualidade da água e prevenir doenças de veiculação hídrica.

O produto é distribuído para pessoas que não têm acesso ao serviço de água tratada, de forma gratuita, pelas secretarias municipais de saúde do interior.

De acordo com os profissionais de saúde, para o tratamento da água para consumo humano recomenda-se colocar 2 gotas de hipoclorito de sódio de concentração a 2,5%, para cada 1 litro de água.

Leia também

Homem é atropelado por motocicleta ao tentar ajudar em acidente no Amazonas

Onça é morta após ser vista próxima a escola em comunidade rural de Tabatinga

7 bairros ficam sem energia nesta terça em Manaus; programe-se

Mulher morre atropelada e tem couro cabeludo arrancado na zona norte de Manaus

Caminhão mata pedestre e em seguida cai dentro da Honda no Distrito Industrial, em Manaus

Termos Amazonas, Doenças, VAZANTE
Redação Segundo a Segundo 14/10/2023 02/10/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Mestrado para professores, opções variadas Mestrado para professores com 4,7 mil vagas
Próximo Artigo Fumaça das queimadas: veja como proteger sua saúde Caos ambiental: herança maldita de Bolsonaro e reação lenta de Lula
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok