O governador Wilson Lima mandou reforçar o combate às queimadas em Autazes. A cidade liderou o volume de ocorrências nas últimas 48 horas. Só ontem, foram 108 focos de calor registrados, conforme monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Foi determinado o envio de 64 agentes, incluindo policiais militares e técnicos do Ipaam, além de 16 viaturas e duas aeronaves.
O reforço no combate às queimadas em Autazes se soma aos 52 servidores e seis viaturas já em ação na área, totalizando quase 120 profissionais combatendo incêndios e investigando crimes ambientais.
Além disso, o governador informou que também usará a Polícia Civil. Até o momento, estavam envolvidos a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e fiscais dos órgãos ambientais do estado.
O esforço conjunto tem como objetivo conter as práticas de crimes ambientais agravadas pela estiagem que a região amazônica enfrenta.
“Vamos agir com o necessário rigor, o rigor que estabelece a lei. Quem tiver cometendo ilegalidade vai ser autuado”, garantiu Wilson.
O Governo do Amazonas disse que tem mantido um monitoramento contínuo e ações de combate aos incêndios, contabilizando mais de 2.100 incêndios controlados desde julho até outubro.
Além dessas ações, o governador também conversou com ministros do Governo Federal, buscando apoio adicional em equipamentos e pessoal, bem como a disponibilização de aeronaves de grande porte para atingir áreas mais remotas.