Já ouviu falar do golpe do brinde? Esta é uma nova modalidade de estelionato que vem sendo registrada no Brasil em que os criminosos usam dados reais, como número do RG, CPF e a data de nascimento, para tentar extrair dinheiro de forma fraudulenta.
O criminoso entra em contato com o candidato a vítima informando sobre o ganho de supostos brindes ou presentes por aniversários ou datas comemorativas. Os contatos, geralmente, ocorrem por meio de ligações telefônicas ou mensagens em aplicativos como o Whatsapp e pelo SMS.
Confirmam os dados e agendam a entrega do suposto brinde. Cara a cara com a vítima, o criminoso diz que é preciso pagar pelo transporte da mercadoria e, com uma máquina de cartão, aplica a fraude.
Antes de oferecer o ‘pagamento simbólico’ pelo transporte do presente, o criminoso propõe outras formas de pagamento, que acabam dando errado. Então, oferece o pagamento com a máquina de cartão, geralmente com problema no visor. Sem enxergar o que está sendo cobrado, a vítima acaba digitando a senha na máquina achando que está pagando um valor baixo.
Parece banal, mas muita gente já caiu nesse golpe. Em reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, uma das vítimas disse ter perdido R$2 mil. Ainda não há registros oficiais do Golpe do Brinde, em Manaus.
LEIA TAMBÉM: Não caia em golpe: falsários tentam extorquir beneficiários de BPC
Como se proteger do Golpe do Brinde?
Especialistas alertam que a proteção contra esse tipo de crime começa com o cuidado redobrado com os dados pessoais. É preciso evitar exposição de dados de documentos, endereço e outras informações que fiquem disponíveis ao público.
Hoje, muitos dados individuais do cidadão estão disponíveis inclusive a uma simples pesquisa no Google.
Outro cuidado recomendado é checar, ligando diretamente para a empresa do suposto brinde, para confirmar a oferta da regalia. Desconfie sempre que houver cobrança de valores para receber qualquer tipo de brinde, principalmente quando disserem que é preciso pagar taxas ou valores pelo transporte do produto.
Cuidado máximo ao receber mensagens e links de pessoas que você não conhece. Caso isso aconteça, não clique no link porque isso pode instalar programas no seu telefone que conseguem roubar dados e, até mesmo, subtrair dinheiro de contas bancárias.
Qualquer caso suspeito acione a polícia imediatamente. Se for vítima de um crime desta natureza, registre um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima de sua casa ou pela internet, no site da Delegacia Virtual.