Diálogos artísticos retratam o ambiente urbano e são traduzidos nas telas de pintura e esculturas em miniaturas. A proposta é a tônica do “Espaço Cidade, artes visuais e memórias”, que será inaugurado na próxima terça-feira (24/10), às 18h, na Galeria do Largo.
A galeria fica na rua Costa Azevedo, 290, Centro de Manaus.
Nesta primeira temporada, o Espaço Cidade concentra duas exposições que retratam atividades rotineiras na área urbana: uma permanente da metrópole imaginária em miniatura “Cidade de Santa Anita” e a temporária, de artes visuais, “Buy City”, de Buy Chaves.
O curador da Galeria do Largo, Cristóvão Coutinho, destaca que o Espaço Cidade aborda a relação entre o homem, o meio urbano e a natureza ambiental.
“Neste espaço toma como importância a memória, a identidade e a criatividade, trabalhando com conceitos e expressando no indivíduo as relações do sujeito, modus vivendi, as tradições, a arquitetura e o imaginário sobre o cotidiano, objetos, hábitos e culturas, que são transmitidos em domínios sociais, saberes e celebração”, pontua Coutinho.
Conceitos urbanos em exposições na Galeria do Largo
A exposição permanente Cidade de Santa Anita traz o restauro da réplica de uma cidade imaginária em miniatura, criada pelo escritor e historiador amazonense Mário Ypiranga Monteiro, em homenagem à esposa, Ana dos Anjos. A maquete foi adquirida pelo estado em 2006 e, em abril deste ano, iniciou a recuperação da obra.
São mais de 7 metros quadrados de comprimento com 14 módulos, que trazem a regionalidade da metrópole manauara formada por três mil habitantes. A obra ganhou mais iluminação e reconstrução de algumas particularidades da cidade, porém conservou a originalidade da criação de Mário Ypiranga Monteiro, que está em exposição há 17 anos na Galeria do Largo.
A exposição Buy City é representada em telas do artista catarinense Buy Chaves, que consolidou carreira nas artes plásticas no Amazonas. Atualmente morando no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), Buy se destaca pelos traços distintos e pinturas coloridas. Na mostra da Galeria do Largo, o artista narra a arquitetura urbana a partir das referências cotidianas.
A Galeria das Artes tem entrada gratuita e funciona de terça-feira a domingo, das 15h às 20h.