Com um grupo de oito atletas amazonenses no Pan-Americano do Chile, a delegação brasileira disputa os jogos em Santiago a partir desta sexta-feira (20/10). O Brasil será representado por uma equipe diversificada, composta por atletas em 58 modalidades.
A torcida é parte importante para a vitória e, por isso, vamos destacar os amazonenses no Pan-Americano. Com isso, será possível agendar os horários para assistir as competições e torcer pesado para os nossos conterrâneos.
Fazem parte da delegação brasileira os amazonenses Pedro Nunes, Lucas Galvão e Maria de Fátima do halterofilismo. Eles são membros do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, representando o estado nos jogos. Os atletas também recebem incentivo do Governo do Amazonas por meio do Bolsa Esporte.
Pedro Nunes, natural de Parintins, é uma das promessas no lançamento de dardo. Ele detém o recorde brasileiro de 83,89 metros, conquistado no Grande Prêmio do Brasil (GP Brasil) e busca alcançar uma vaga para as Olimpíadas em 2024.
Maria de Fátima do halterofilismo, se classifica com a 6° melhor marca do mundo em sua categoria. Lucas Galvão, outro talento no halterofilismo, que iniciou sua jornada esportiva aos 13 anos, é detentor da medalha de bronze no Parapan-Americano de Lima, em 2019, e agora busca o lugar mais alto do pódio este ano.
“Os atletas amazonenses têm se mostrado com um futuro promissor, a participação dos esportistas nessa competição no Chile é motivo de orgulho para o Amazonas. O governo Wilson Lima tem investido fortemente em nosso esporte, resultando em destaques, como esses oito atletas”, Disse Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Treinadora e árbitra entre amazonenses no Pan-Americano
Margareth Bahia desempenha um papel fundamental nos Jogos Pan-Americanos de 2023, como treinadora da delegação brasileira na modalidade do lançamento de dardo. Outra representante do norte, é a árbitra assistente Anne Kesy, que também fará sua primeira participação nos jogos, em Santiago.
Além desses atletas, o Amazonas também está representado por outros talentos nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, Mikaela Almeida, atleta de Badminton; Guilherme Marcião da Costa, em busca do título no Tênis de Mesa e Elielton Lira de Oliveira, do Judô.
Os Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023 serão realizados somente em novembro, entre os dias 16 e 27, também na cidade de Santiago, no Chile. A competição reunirá cerca de 2 mil atletas de 20 países, em 17 modalidades esportivas. O Amazonas será representado pelos atletas Lucas Galvão e Maria de Fátima, ambos do halterofilismo.