O passaporte brasileiro é o 21º mais poderoso do mundo, segundo o Henley Passport Index, uma classificação global de acordo com a liberdade de viagem de cada unidade federativa. Mas você sabe quais viagens internacionais sem visto o brasileiro pode fazer?
O Brasil, ao todo, possui acesso a 170 países sem visto prévio. Destes, 41 precisam de visto na chegada ao destino, e três precisam da ETA (Autorização Eletrônica de Viagem).
Segundo o Aeroporto de Manaus Eduardo Gomes, três voos internacionais são possíveis saindo da capital, sendo estes Miami e Fort Lauderdale (EUA), Panamá (PA) e Bogotá (CO), este último sendo inserido nos destinos locais em março de 2023.
As possibilidades de voo internacionais permitem ao brasileiro a viagem dos sonhos. No entanto, é preciso estar atento aos documentos e permissões necessários para tudo correr bem.
Viagens internacionais sem visto
Bogotá e Panamá não necessitam de visto. No entanto, a permissão de estadia no país é somente de 90 dias, podendo ser estendido por mais 90 mediante autorização formal. Em caso de moradia nos países, deve ser solicitado o visto formal no Consulado da Colômbia, ainda no Brasil.
Ao viajar a países que não pedem visto, o cidadão brasileiro pode portar apenas o passaporte, ou, em alguns casos, apenas o RG, para países do Mercosul. Na lista, há também destinos em que é possível obter um visto na chegada, uma permissão de visitante ou uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA).
A Autorização Eletrônica de Viagem é um documento vinculado ao passaporte que substitui o tradicional visto de entrada. É válido apenas para quem entra no país por via aérea. Em casos de entrada por terra ou mar é preciso emitir um visto normal. Cidadãos brasileiros podem solicitar um ETA desde que sejam residentes permanentes nos EUA e tenham um green card válido, tenham um visto canadense nos últimos 10 anos, ou visto de não-imigrante estadunidense.
Incentivos do Governo
No dia 24 de maio deste ano, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, afirmou que o governo do México voltará a isentar viajantes brasileiros do visto. Um acordo de mesmo porte também está sendo feito com o Japão.
O Governo do Amazonas também está nas tratativas para aumentar o número de voos internacionais saídos de Manaus, segundo o governador Wilson Lima.
Além dos destinos citados, negociações estão sendo feitas com a TAP Linhas Aéreas para trazer de volta o voo Manaus-Portugal.
Wilson Lima declarou também, no dia 27 de dezembro de 2022, que pretende tornar Manaus uma rota de voos para a Copa do Mundo 2026, a qual será realizada no México, Estados Unidos e Canadá.
“O estado do Amazonas tem potencial muito grande para a gente construir essa política de ampliação de malha aérea, tanto regional, quanto internacional”, disse o governador.