Policiais militares da Base Arpão apreenderam, na noite desta quinta-feira (26/10), mais de 100 quilos de cocaína e pasta-base de cocaína, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus).
As drogas estavam escondidas dentro da boia de uma embarcação e foram encontradas com a ajuda da cadela policial Havana, disse a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), em nota.
A apreensão da Base Arpão foi realizada por volta das 23h20 durante uma abordagem na embarcação Ferry Boat E. Araújo, que vinha do município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) com destino a Manaus.
Durante a fiscalização, a cadela da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) sinalizou que debaixo do piso poderia conter entorpecentes.
Ao terem realizado a vistoria, os policiais coordenados pela SSP-AM encontraram dentro de uma boia, bolsas e mochilas contendo nove tabletes de cocaína, que totalizaram 10,8 quilos e 87 tabletes de pasta-base de cocaína, que pesaram 91,56 quilos.
No total, foram apreendidos 101 quilos de entorpecentes. Com a apreensão, a polícia estima ter causado danos de cerca de R$5.388.000 milhões ao crime organizado.
Toda a droga apreendida na Base Arpão em Coari foi encaminhada para a Polícia Civil do Amazonas, que investiga a origem do material ilícito.