A Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM) deu início ao Campeonato Amazonense de Handebol da categoria Adulto Feminino de 2023. Os jogos estão sendo realizados em três ginásios: Renné Monteiro e Rio Negro (Manaus) e no EETI Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva (Iranduba).
Segundo o presidente da LIHAM, professor Auricélio Andrade, a competição começou no final de setembro e prossegue neste mês de outubro, com os jogos do mata-mata e as finais previstas para o mês de novembro. O Amazonense Adulto Feminino conta com a participação de 12 clubes.
Os clubes participantes são os seguintes: Rio Negro, HCM/Unip/Manauara, Isaías Vasconcelos (Iranduba), São Cristóvão, 3A/Uninorte/CSP, Santa Etelvina, Fortaleza, Fênix, Zezão, Alpha, Mauazinho e Princesa do Solimões (Manacapuru).
Destaques da rodada do Amazonense de Handebol
Times que vão brigar pelo título de 2023 entraram em ação na rodada do fim de semana. No domingo (08/10), as meninas da Liga de Santa Etelvina venceram o Fortaleza por 44 a 26. O time do técnico Rosinaldo Santos aposta em atletas que subiram de categoria para chegar aos primeiros lugares do campeonato. O clube divide com o 3A/Uninorte/CSP a liderança do Grupo B, ambos com 6 pontos em duas rodadas.
Representante de Manacapuru, o Princesa do Solimões também jogou no último domingo e não decepcionou sua torcida. O time do interior venceu o Alpha por 32 a 20 e se recuperou na tabela da competição, pois vinha de derrota por 28 a 22 para as meninas do Zezão na estreia. Agora, o Tubarão tem 4 pontos, desempenho que garante a liderança do Grupo C.
Apoiadores
A Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM) conta com os seguintes apoiadores em 2023: Governo do Amazonas (Sedel), Prefeitura de Manaus (Fundação Manaus Esporte), deputada estadual Alessandra Campelo, vereador Allan Campelo, Emanuel Sports & Marketing (assessoria de imprensa), Kempa (bolas oficiais), Dale Hand (cola para handebol), Dr. Guaraná Energy Shot, Santa Cláudia (água mineral) e Best Laser Depilação.