Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Amazonas passa a integrar o Sistema Nacional de Análise Balística
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Amazonas passa a integrar o Sistema Nacional de Análise Balística
Cidades

Amazonas passa a integrar o Sistema Nacional de Análise Balística

Redação
Atualizado em 2023/10/20 at 11:53 PM
Redação 2 anos atrás
Compartilhe
Sistema Nacional de Análise Balística incorpora o Amazonas
Equipamento utiliza a mais moderna solução tecnológica para elucidação de crimes praticados com uso de armas de fogo­­. (Fotos: Divulgação/SSP-AM)
Compartilhe

O Amazonas, por meio do Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB), vai passar a integrar o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab). Com o vínculo, o Estado vai usar a mais moderna solução tecnológica para elucidação de crimes praticados com o uso de armas de fogo.

Os modernos equipamentos já estão no Instituto de Criminalística. Eles foram enviados pelo Sinab, que é um projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O aparelho de fabricação canadense é semelhante ao utilizado pelos Estados Unidos, que possui o maior banco balístico do mundo, pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e por mais de 80 países.

A diretora do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Margareth Vidal, informou que os equipamentos, que possuem escâneres de projéteis e estojos para aquisição de imagens 3D e estação de análise das imagens, já estão em fase de testes.

“Essa aquisição dos equipamentos só foi possível devido a intervenção do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, da Delegacia Geral, que proveu as condições estruturais exigidas pela Senasp, juntamente com os esforços e a dedicação dos peritos criminais e dos servidores da SSP, pois todos conhecemos a importância da integração do Amazonas ao Sistema Nacional de Análise Balística, mais uma estratégia técnica e científica empregada no combate aos crimes praticados com armas  de fogo”.

Capacitação sobre Sistema Nacional de Análise Balística

Os peritos criminais que serão responsáveis pelas análises irão receber capacitação. A ideia do curso é para que possam obter o conhecimento necessário para a utilização da tecnologia e utilização do manual de procedimentos desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Margareth Vidal informou que o perito criminal do Amazonas, Ladislau Brito, trabalhou junto ao Ministério da Justiça como gerente do projeto Sinab. Brito foi integrante técnico da equipe que realizou a licitação internacional para aquisição dos equipamentos, e atuou como gestor dos contratos e representante da Senasp no Comitê Gestor que elaborou os protocolos e capacitações.

“A participação de um perito do Amazonas na Senasp foi fundamental para viabilizar esse grande projeto nacional, que moderniza a Perícia Criminal. Se o Estado do Amazonas fosse adquirir esses equipamentos por conta própria, teria que desembolsar, aproximadamente, R$ 18 milhões de reais. É um ganho para nosso Estado e, com toda certeza, quem ganhará mais é a perícia do Amazonas e a nossa sociedade”.

Informou Vidal.

Após as capacitações do Governo Federal, o Estado do Amazonas estará integrado ao Sistema Nacional de Análise Balística. 

“Trata-se do maior investimento na Balística Forense da história do Brasil. Teremos que ter uma integração muito maior entre as equipes de investigação e a Perícia Criminal, para que nosso Estado possa elucidar um percentual cada vez mais elevado de homicídios, feminicídios e combater de forma mais eficiente às organizações criminosas”.

Destacou o perito criminal Ladislau.

Atualmente o Sinab funciona em 25 Estados, com mais de 750 resultados que identificam armas utilizadas na prática de crimes, inclusive em Estados diferentes.

Leia também

Instituições Nelly Falcão de Souza abrem matrículas para segundo semestre

Jovem ganha carro SUV zero quilômetro após comprar um gloss no Manauara Shopping

Mulher retira tumor de mais de 2 kg da mandíbula em hospital de Manaus

Canoa afunda durante chuva e família com criança fica ilhada no Amazonas

Amazonas registra queda expressiva no desmatamento e nos focos de calor em junho

Termos Amazonas, Armas de Fogo, Sistema Nacional de Análise Balística
Redação 20/10/2023 18/10/2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Estrada Anori-Codajás é promessa de décadas Governo começa asfaltamento da estrada Anori-Codajás
Próximo Artigo Botos do Lago Tefé morrem Cerca de 10% dos botos do Lago Tefé morreram por causa da seca 
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok